quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

UMARO SISSOCO EXPLICA RAZÕES DA SUA DEMISSÃO

O Primeiro-ministro demissionário, Umaro Sissoco Embalo, agradeceu, esta quarta-feira, 17, o Presidente da Republica, Jose Mario Vaz, pela “oportunidade” que lhe deu para exercer as funções da qual se demitiu. 

No seu esclarecimento  depois de uma reunião com os ex-membros do governo, Umaro Sissoco desse, “Demiti-me pelos interesses da nação. Não posso ver o Presidente numa situação complicada e não o ajudar. Jose Mário Vaz não vai sair da minha memória”.

Interpelado pela imprensa se vai fazer a política, Embaló afirmou que é político, tendo adiantado que avaliar a possibilidade de participar no futuro governo caso for convidado.
No decreto presidencial que exonerou Umaro Sissoco Embalo do cargo do primeiro-ministro, o chefe de Estado não invocou o acordo de Conacri, simplesmente alínea c) do número 1 do roteiro para a saída da crise político-institucional na Guiné-Bissau, apresentado na 52ª Cimeira dos chefes de Estado e do Governo da CEDEAO com vista a obtenção de uma solução política para tirar o país na crise que se encontra.


Entretanto confrontado pela imprensa se sente atraído por um grupo de governantes, Sissoco Embalo, respondeu desta forma. “Eu não tenho este sentimento, porque não pretendo ser Jesus Cristo onde posso admitir a existência de Judas Iscariotes”.

Isso numa altura em que uma missão da CEDEAO composta pelo ministro dos negócios estrangeiros de Togo e o Secretario geral da presidência da República de Guiné-Conacri chegaram no país para avaliação do cumprimento do acordo de Conacri.
Robert Dussay disse que a missão  é portadora de uma mensagem de fraternidade dos dois presidentes a presidente Vaz para encontrar uma saída a crise. “É uma mensagem de amizade e fraternidade dos presidentes Faure Gnassimbé e Alpha Condé a seu irmão Mário Vaz igualmente mensagem de encorajamento a toda a classe política guineense para a saída a crise”, concluiu.

«Viemos em nome do presidente do Togo na qualidade do presidente em exercício da CEDEAO e do presidente do Guiné-Conacri presidente em exercício da união africana e mediador da crise guineense para entregar uma mensagem escrita dos dois ao presidente José Mário Vaz. A carta encoraja o presidente e toda a classe política guineense a continuar diálogo e trabalhar para uma saída rápida da crise em que o país se encontra mergulhado. Não queremos fazer mais comentários sobre isso mas estamos aqui para encontrar igualmente outras parte envolvidas nesta crise», explica Dussay.
Rispito.com, 17-01-2018


1 comentário:

  1. El-Mocktar Umaro Sissaco Embaló agora que tu não ers Jesus Cisto, mas eras Profeta Mohamed que irias salvar o JOMAV das suas irregularidades para com a Constituição da Repúblicado e prometendo-lhe abertura do parlamento que não conseguiu! Continua dar insultos religiosos aos cristões! Umaro tu és um muçulmano fahado e queres transmitir essa sua falha a Guiné-Bissau.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público