sexta-feira, 2 de março de 2018

Bancos comerciais congelam contas dos sancionados pela CEDEAO

Os cinco bancos comerciais existentes na Guiné-Bissau receberam ordens escritas no sentido de congelarem as contas bancárias das 19 personalidades sancionadas pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), disseram à Lusa fontes dos bancos.

O ministro do Turismo no governo demissionário, Fernando Vaz um dos visados com as sanções, confirmou que "alguns bancos" comerciais tinham bloqueado as contas das personalidades sancionadas, mas garantiu que, pessoalmente, não foi afectado pela medida.

Fernando Vaz, que voltou a criticar as sanções decretadas pela CEDEAO, disse ter recebido o seu ordenado do mês de Fevereiro num banco comercial de Bissau, mas não citou qual.

Confirmou que outros elementos sancionados viram que as respectivas contas bancárias tinham sido congeladas.

Fontes dos bancos confirmaram à Lusa que receberam uma comunicação escrita, na semana passada, através do representante da CEDEAO em Bissau, Blaise Diplo, no sentido de não permitir quaisquer operações aos 19 sancionados.

Alguns bancos explicaram que têm dificuldades em aplicar as ordens, dado o facto de as suas presidenciais executivas se encontrarem fora da Guiné-Bissau.

Dos cinco bancos comerciais existentes em Bissau, apenas um tem a sua direcção executiva no país, os outros quatro ou são agências ou sucursais bancárias.

Além de proibição de operações nos bancos comerciais, as 19 personalidades, entre as quais o filho do Presidente guineense, estão proibidas de viajar, bem como os seus familiares, e terão ainda os seus bens financeiros congelados.

A CEDEAO considera as 19 personalidades como as que têm dificultado o entendimento que permita acabar com o impasse político no país que já dura há cerca de três anos.
Rispito.com/Lusa, 02-03-2018

1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público