sexta-feira, 2 de março de 2018

“ÉPreciso fazer da Guiné-Bissau o futuro da Guiné-Bissau”

Não é fácil mudar a Guiné-Bissau, mas é preciso mudar a Guiné-Bissau
Iaia Maria Turé
Na Guiné-Bissau falta a higiene na política, disciplina e rigor na administração dos assuntos públicos e no sistema de governação. 

Desta maneira, começo com uma frase simples que vivemos todos os dias e que merece eco: nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos, segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus. Se o criador o tivesse criado juntar a mim, não teríamos talvez dois corpos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que, depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu, mas nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de não se conformarem”. 


Eu também não me conformo em ver o meu país governado, dirigido, presidido por tanta mediocridade desencantada, que se esforça por esconder a incompetência, através de um palavreado rústico e primário, numa instintiva conivência com a irracionalidade de algumas claques e de certos bandos. Quem os ouve falar, alteando as frontes, com um discurso como um faiscar de navalhas, inventando um inimigo em cada esquina da vida, logo é tentado a comentar: “trata-se de uma visão individualista, reacionária, conservadora da politica, pois que estas pessoas têm da História uma visão individualista e não estrutural”. E tanto é assim que, no fim dos seus consulados, feitas as contas, foram poucos os êxitos e muitos os inêxitos, foram muitos os sonhos e pouca a realidade.

Na política, antes de formar vencedores e/ou campeões, primeiramente, interessa formar pessoas autenticamente humanas, porque é com pessoas autenticamente humanas (culto-generoso) que é possível criar as instituições donde nascem as vitórias/conquistasindeslembrável. O que é uma “organização”? Na sociedade do conhecimento, que é a contemporânea, uma “organização” é um grupo de pessoas e/ou especialistas que se ocupa, com a honestidade possível, de uma tarefa comum, procurando tornar os conhecimentos produtivos. O especialista é um teórico que sabe ser prático…, mas que não dispensa a teoria, porque na dialética prática-teoria a prática surge altamente tributária da consciência, a qual, em todas as circunstâncias, deve ser crítica e reflexiva. Segundo frase célebre de Lenine: “Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário”. Um partidopolítico será tanto mais produtivo quanto mais o habitar um conhecimento atualizado, que merece o apoio e o respeito das demais organizações partidárias. 

Na sociedade do conhecimento, o líder político deve ser também um gestor do conhecimento (político-administrativo, socioeconómico e cultural), onde há prática, teoria e constante informação. Há muito venho também pensando na criação, no país, de uma “Escola Nacional de Ciências Políticas e de Administração Pública acimado de CENFA, que integra um Departamento de Inteligência Política (DIP). A Inteligência Política (IP), num partido político, servirácomo uma estrutura cultural e operacional de recolha e de análise de crise e de tratamento e de encaminhamento da informação, visando a tomada de decisões dos políticos e dos burocratas. A Inteligência Política (IP) deve fornecer a informação certa, no momento certo, às pessoas certas, para que, finalmente, se possam tomar as decisões certas. Se fazermos uma norma observação de algumas formações políticas chegaremos à triste conclusão, que não se dá à informação, à cultura, à princípios e valores relevante que nos identifica e nos une.

Não obstante, muitos partidos definem-se pelo seu espírito conservador e por demasiados preconceitos historicistas. Para existir, não basta ter história. Todos somos convidados a fazer história. E, hoje, desestabilizando o que, ao longo dos anos se julga intocável, indubitável, indiscutível. O Peter F. Drucker diz-nos que “a organização da sociedade pós-capitalista é desestabilizadora. Porque a sua função é pôr o conhecimento a trabalhar (nas ferramentas, nos processos e produtos, no trabalho, no conhecimento em si) deve ser organizada para a mudança constante. Deve ser organizada para a inovação. 

E inovação é destruição criadora. Deve ser organizada para o abandono sistemático do estabelecido, do habitual e do confortável. Faz parte da natureza do conhecimento que ele se altere rapidamente e que as certezas de hoje se transformem em absurdos amanhã”. Portanto, cada um dos partidos políticos deve preparar-se para integrar, no seu próprio seio, muitas das novidades do conhecimento político-científico dos nossos dias. Depois, deve criar espaços, dentro de si, de estudo e de investigação. E, por fim, deve habituar-se a inovar. É evidente que tudo isto se torna difícil com dirigentes que depreciam a cultura e não sabem estabelecer uma unidade dialética fundamental entre a prática e a teoria. A prática, para eles, é pura repetição. Aliás, para os políticos, a política não sobrepuja os limites do seu desconhecimento, da sua inércia.

A vida dos partidos políticosna Guiné-Bissau, reporta-nos, poucas vezes, para o trabalho de dirigentes de uma operosidade honestíssima e de uma generosidade exemplar. Alguns deles conheci eu e deixo aqui, de passagem, uma flor à sua memória honrada. Mas, hoje, já não pode entender-se como desestabilização as novidades que o conhecimento nos traz e nos privam de uma continuidade adormecente e repousante. Todo o trabalho, para ser produtivo, deverá organizar-se em equipas de especialistas e, portanto, com pessoas que procuram uma informação constante. Segundo opai da administração moderna (Peter Drucker, p. 104), “o conhecimento exige uma aprendizagem contínua, porque está constantemente a mudar”. 

Desde que, a especificamente política é uma ciência, ou melhor, ciência hermenêutico-humana. Mas, porque ciência humana, onde a intencionalidade se concretiza numa tensão de busca em prol do mais humano. O horizonte da nossa reflexão, na política, situa-se no desenvolvimento e aperfeiçoamento do ser humano. Não há política, sem situação educativa, porque mais importante que todos os poderes deste nosso mundo altamente competitivo é o nascimento de um homem novo, formação de um homem nobre, de afiado espírito crítico e de uma sabedoria de vida, capazes de ajudar ao surgimento de uma sociedade diferente, quero eu dizer: mais justa e mais solidária. Em baixa, média ou alta disputa, a política nunca deverá deixar de ser Educação. No meu modesto entender, um paradigma desponta, no horizonte da política: o paradigma das ciências hermenêutico-humanas; e o da teoria crítica, que dá especial relevo aos valores políticos. Por minha parte, escolho o paradigma das ciências hermenêutico-humanas, julgando que assim, melhor do que noutros lados, a Guiné-Bissau é o futuro da Guiné-Bissau.  

Não é fácil mudar a Guiné-Bissau, mas é preciso mudar a Guiné-Bissau e “o povo da Guiné-Bissau precisa e merece sorrir”

A Guiné-Bissau não se reduz aos jogos de sedes dos partidos políticos que teimam em funcionar em vaso fechado. AGuiné-Bissau quer paz, quer segurança, quer estabilidade, quer encontrar soluções viáveis e sustentáveis, quer consensos fortes e duradouros em torno de metas claras e caminhos, certamente de exigência, mas também de eficácia e de justiçaadministrativa. 

Os maiores desafios da Guiné-Bissau são as questões que se segue: 1) crise de liderança; 2) esquema /teatro de jogos políticos (bandidaço), calunia e intriga; 3) falta de visão política (ideias e projetos) e falta de sentido de serviço à causa pública; 4) excesso de clima de desconfiançae irresoluto paragovernar;5) corrupção e narcisismo; 6) irreflexão e exorbitância dos políticos; 7) abuso de poder, constante transgressãoà constituição da República e aos órgãos da soberania; 8) fragilidade e ausência do estado junta de comunidades e dos seuspovos. Estesdilemasnão só representam a maior ameaça a democracia e doestado de direito, mas também boa governação e desenvolvimento. Mesmo assim, espero que a Guiné-Bissau possa finalmente encontrar a solução e a paz a que tem direito, a que o seu povo merece. 

Com as competências académicas/técnicas e valores humanistas, cidadãos esclarecidos, políticos cultos e patriotas, higiene na política, profissionais qualificados é possível fazer daGuiné-Bissau o futuro da Guiné-Bissau.

Compatrícios, nenhuma causa morre enquanto houver alguém que lute por ela. Nenhum projeto é vencido quando tantos homens, mulheres e jovens persistem, persistem e lutam para o concretizar. 

Iaia Maria Turé:
-Doutorando em Administração Pública e Governação (2014-2018), School of Public Administration and Policy, Renmin University of China (China)
- Sociólogomestre (2011-2014), SchoolofCultureand Social Development, Southwest University (China)
- Licenciado em Administração Pública e especializado na Gestão dos Assuntos Públicos (2007-2011), School of Political Science and Public Administration, Southwest University (China) 
OBS: Todas as ideias aqui transcritas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público