quinta-feira, 19 de abril de 2018

Presidente do Parlamento pede desculpa ao povo


O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, anunciou que 93 dos 95 deputados presentes na sala, votaram a favor da prorrogação da legislatura, uma disposição que só terá força de lei se for promulgada pelo presidente José Mário Vaz.

Vários círculos políticos e da sociedade civil criticaram o prolongamento da legislatura, considerando a iniciativa dos deputados de inconstitucional.

Os líderes das duas principais bancadas no Parlamento, Califa Seidi, do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Certorio Biote, do Partido da Renovação Social (PRS), entendem o contrário.

Para os dois dirigentes, a medida é necessária "para permitir que os deputados tenham legitimidade" de propor reformas legislativas e que possam conduzir a realização de eleições legislativas a 18 de Novembro.


"Sem a prorrogação da legislatura, é bom que as pessoas entendam isso, teríamos dificuldade na implementação do Acordo de Conacri", defendeu Califa Seidi, referindo-se a um acordo patrocinado pela comunidade internacional para acabar com a crise política na Guiné-Bissau.

Seidi lembrou que o Parlamento é um dos signatários do acordo, proposto pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Cipriano Cassamá, pediu desculpa ao povo, pela recorrente instabilidade política no país e salientou que da situação que se viveu nos últimos três anos não há "nem vencedores e muito menos vencidos".

"Volto a pedir, do fundo do meu coração, que ponhamos a mão na nossa consciência para pedirmos desculpa ao nosso povo, pelos períodos recorrentes de instabilidade política, cuja responsabilidade é de todos nós, políticos, e assumirmos aqui solenemente que tudo faremos para que nunca mais aconteçam no nosso país situações como estas, que paralisaram as novas vidas e as nossas instituições", afirmou.

O presidente da Assembleia Nacional Popular falava na sessão solene de abertura do Parlamento, que foi possível na sequência de um entendimento entre o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido de Renovação Social (PRS).

"Lembremo-nos que não há, neste processo, nem vencedores e muito menos vencidos", sublinhou, apelando ao grupo dos deputados dissidentes do PAIGC para regressarem ao partido, conforme previsto no Acordo de Conacri.

No discurso, Cipriano Cassamá agradeceu à comunidade internacional por "todos os esforços empreendidos" para a saída da crise.

"Espero que continue a apoiar o país, nos seus esforços de reconciliação, na realização de eleições legislativas e no seu processo de desenvolvimento económico", disse.

Cipriano Cassamá pediu aos deputados para devolverem ao povo o "direito de sonhar e renovar a esperança num futuro de progresso e bem-estar económico e social".

"Vamos enterrar o machado de guerra e erguer bem alto a voz da reconciliação, do companheirismo para que possamos todos caminhar rumo à definitiva estabilização social e política no nosso país", salientou.

A actual legislatura termina a 23 de Abril e as eleições legislativas realizam-se a 18 de Novembro.

O Parlamento guineense estava encerrado há quase três anos, devido a divergências profundas entre as duas principais bancadas, a do PAIGC e a do PRS.

A sua reabertura ocorre depois do consenso alcançado entre o PAIGC, PRS e o presidente José Mário Vaz, no sábado, em Lomé, Togo, e que vai culminar com a realização de eleições legislativas a 18 de Novembro.

Além da prorrogação do mandato dos deputados, o Parlamento guineense elegeu a nova direcção da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Nesta sessão, José Pedro Sambú foi escolhido para presidente de Comissão Nacional das Eleições da Guiné-Bissau. 96 por cento dos votos é o numero que ditou essa escolha, com um voto nulo e uma abstenção num universo de noventa e cinco deputados presentes. 
N'Pabi Cabi para Secretario executivo, Felisberto Vaz e Idrissa Djaló como adjuntos.

O líder da bancada parlamentar do PRS, Certório Biote defendeu que falta agora que os dois partidos se entendam na formação de um novo Governo, o que disse esperar para breve.
Rispito.com/Angop, 19-04-2018 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público