quinta-feira, 28 de junho de 2018

COMO TORNAR RELEVANTE O PROCESSO DE CONTROLO DA ACTIVIDADE BANCÁRIA EM RELAÇÃO À GESTÃO DO RISCO OPERACIONAL?

Até à década de 80, o conceito erafazer-se primeiro os negócios e medir os riscos a posteriori. Em face dos maus resultados obtidos,esse conceito foi totalmente invertido,passando-se a medir previamente riscos,antes de se fazer negócio.
Com o forte desenvolvimento da economia da UEMOA,os negócios estão a tornar-se cada vez mais competitivos e a gestão dos riscos continua a estar no epicentro das actividades das instituições financeiras.
O presente artigo pretende verificar, especialmente ao nível da gestão do risco operacional, qual é a posição em que se encontram as instituições financeiras,tendo em conta a adesão dos Bancos guineenses aos Acordos de Basileia II e III e à Revisão do Plano Contabilístico Bancário a 1 de janeiro de 2018.

Impõe-se agora uma maior exigência às actividades financeiras,razão pela qual estão a surgir novas obrigações em termos de gestão de risco,assim comoum maior enfoque na gestão do risco operacional. Esta constatação vem reforçar a célebre frase do famoso economista Paul Getty ‘’onde há dinheiro,há risco’’ justificando assim o surgimento de novas formas de gestão de risco,com maior relevância para a gestão do risco operacional.
À medida que as organizações financeiras evoluem,também aumentam os riscos operacionais. Apesar disso,este tema surgiu apenas nos últimos anos,como uma nova especialidade.
O Orabank acaba de criar um novo serviço do risco operacional logo após a entrada em vigor do novo quadro regulatório, em Janeiro de 2018, e tive a oportunidade de ser nomeado como seu responsável.
Actualmente,estão a surgir diferentes tipos de riscos que podem afectar as instituições financeiras na sua globalidade, e os riscos operacionais afiguram-se não só como os mais devastadores mas também como os mais difíceis de antecipar. O Regulamento de Conformidade decorrentedo Acordo de Basileia II obriga o mercado a avaliar as implicações que esses regulamentos têm sobre os procedimentos e estratégias das instituições.
A gestão do risco operacional é uma das áreas mais complexas e de mais rápido crescimento nas organizações financeiras de hoje. Este fenómeno obriga as instituições à introdução de melhorias nos procedimentos relativamente ao risco operacional e àsua gestão, para uma maior eficáciana avaliação do capital dos bancos.
A actividade bancária guineense, pela sua natureza específica, implica a exposição das instituições a diversos tipos de riscos, sendo este o ponto de partida para uma gestão eficaz de riscos epara a criação de uma estrutura de controlo adequada à dimensão e à complexidade da actividade do Banco, tendo em consideração a natureza e a especificidade dos riscos que a mesma assume ou pretende assumir.

O risco operacional está associado a perdas decorrentes de processos internos inadequados, pessoas e sistemas ou eventos externos.É perceptível que a complexidade das normas para a gestão dos bancos em particular exige mudanças internas,especialmente em termos de qualificação dos recursos disponíveis. O novo Acordo de Basileia II contempla aspectos relativosà gestão do risco operacional. A pesquisa foi feita numa amostra de cinco bancos existentes na Guiné-Bissau.
Esta pesquisa tem como objectivo analisar e verificar a aplicabilidade do Acordo de Basileia II ao sistema bancário guineense,tendo em conta a perspectiva da gestão do risco operacional e a sua relevância para a avaliação dos processos institucionais. Depois da pesquisa que fiz cheguei à conclusão que os cinco bancos não têm o conhecimento do Acordo de Basileia II, e muito menos a competência para a gestão do risco operacional, elevando a vulnerabilidade de todo o sistema bancário.
Uma Gestão de Risco Operacional eficiente é uma vantagem competitiva decisiva. Ela ajuda a manter a estabilidade e a continuidadedas receitas e dos lucros.
Numa perspectiva microeconómica, as abordagens realistas sobre a gestão dos riscos e dos níveis de capitalização contribuirão positivamente para a estabilidade financeira. Numa perspectiva macroeconómica, o contributo para a estabilidade financeira dependerá do alcance geográfico do novo enquadramento normativo (risco operacional e de mercado), incentivando uma gestão prudente, envolvendo as autoridades de supervisão (BCEAO, e Comissão Bancária), instituições,analistas de mercados, consultores, entre outros na discussão do seu desempenho regulamentar.
Os riscos hoje são mais variados e a cada dia que passa poderemos ser surpreendidos por eventos incertos. Sabemos que a fragilidade do nosso sistema bancário interfere e ameaça a estabilidade financeira e temos vários exemplos. As instituições quando definem a sua estratégia e plano de negócios têm que garantir que têm todos os mecanismos desenvolvidos para se defenderem dos efeitos hostis dos riscos intrínsecos à sua actividade.
O Banco Central Europeu e a Reserva Federal Americana consideram a GUINÉ-BISSAU como um país de alto risco. Isto levoua que os níveis de risco aumentassemem todas as vertentes, e esses riscos têm que ser mitigados, a bem do país.
Encontro-me em Lomé, no Togo assistir a Conferência sobre a Gestão do Risco Operacional.
Lomé 27/06/2018.
Mestre : Aliu Soares Cassamá
OBS: Todas as ideias aqui transcritas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)

1 comentário:

  1. Muito obrigado pelo artigo é muito esclarecidor pois tenho duvidas porque antes do acordo de Basileia II tinha basileia I e ja tem III, como é que passamos do acordo de Basileia I para II e como é que surgiram esses acordos, refiro-me a data da sua criaçao.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público