terça-feira, 5 de junho de 2018

Primeiro-ministro satisfeito com decisão do FMI

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, afirmou hoje estar "muito satisfeito" com a decisão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que reconheceu os esforços feitos para manter o programa de facilidade de crédito.

"O Governo da Guiné-Bissau está muito satisfeito com a decisão do Fundo Monetário em reconhecer os esforços que o Governo tem feito para manter um programa de facilidade de crédito e nos permite ter luz verde para estarmos à vontade e dirigimo-nos à comunidade internacional a solicitar mais apoios para o desenvolvimento", afirmou, em conferência de imprensa, Aristides Gomes.

O Fundo Monetário Internacional aprovou sexta-feira a quinta avaliação ao programa de apoio à Guiné-Bissau, desembolsando 4,3 milhões de dólares e alargou, a pedido das autoridades guineenses, o período de intervenção até 2019, depois de realizadas as eleições presidenciais.

"É uma luz verde também para nós nos dirigirmos ao setor privado e mostrar que é possível suscitarmos mais investimentos que possam criar emprego no nosso país e permitir um verdadeiro desenvolvimento humano", salientou o primeiro-ministro.

Aristides Gomes garantiu que o Governo vai fazer o que estiver ao seu alcance para cumprir com as metas, nomeadamente aprender a viver com o que tem.

"O saneamento das finanças públicas não é algo de extraordinário, não é algo de fora das possibilidades de uma sociedade. O importante é vivermos com os meios que temos, controlarmos as nossas despesas. É um princípio de base de qualquer modo de vida, seja ele de uma família ou de toda uma sociedade", disse.

O primeiro-ministro disse também que o comportamento da sociedade e a estruturação do Estado é que vão permitir o crescimento da atividade económica.

"A nossa justiça tem de funcionar como deve ser, a administração pública e económica, as forças de defesa e segurança. São as instituições do Estado, mais o comportamento dos nossos cidadãos, que poderão trazer mais investimento", salientou.

Para Oscar Melhado, representante do Fundo Monetário Internacional em Bissau, a aprovação da quinta avaliação e prolongamento do programa por mais um ano representa um "momento histórico".

"É a primeira vez na história da Guiné-Bissau que o país consegue terminar e fazer um programa de três anos com o Fundo Monetário Internacional", disse.
Rispito.com/ASngop, 05-06-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público