quarta-feira, 18 de julho de 2018

CPLP - JOSÉ MÁRIO VAZ DISCURSA EM CABO-VERDE

Foto de Braima Darame.José Mário Vaz,  começa por dizer que "está na hora" de a CPLP avançar para a concretização do estatuto do cidadão lusófono e do acordo de isenção de vistos de múltiplas entradas aprovado há 16 anos em Brasília.

"É hora de avançarmos para adoção da convenção-quadro relativa ao estatuto do cidadão da CPLP, é tempo de concretizarmos o acordo relativo aos vistos de múltiplas entradas rubricado em Brasília em 2002", disse José Mário Vaz.

O chefe de Estado guineense, que falava hoje durante a sessão de abertura da cimeira da CPLP, considerou que a comunidade atravessa um "momento excecional" em que "densifica e fortalece agenda alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável, para que possa ser um instrumento útil na construção da prosperidade dos povos".

Para José Mário Vaz, as pessoas "são a razão de ser da comunidade" e por isso, sustentou, "aproximando as pessoas" será possível "firmar as bases indissolúveis da CPLP".

"É nas pessoas, nos cidadãos dos nossos estados, que nos revemos na CPLP e é por isso que deve ser cada vez mais um espaço de realização de direitos e liberdades dos cidadãos, incluindo a liberdade de circular", disse.

José Mário Vaz sustenta que a CPLP porque "anseiam os povos" se traduz não apenas na defesa da língua comum, mas na densificação da cooperação técnica e económica e no alinhamento com questões globais como a preservação ambiental.

"O que os povos reclamam das lideranças é uma CPLP útil ao desenvolvimento", defendeu.

Os chefes de Estado de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe estão reunidos, na ilha do Sal, para cimeira da CPLP, que irá marcar o início da presidência cabo-verdiana da organização.

Timor-Leste está representado na cimeira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Cabo Verde assume hoje, por dois anos, a presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Rispito.com/Lusa, 18-07-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público