sexta-feira, 27 de julho de 2018

JUVENTUDE E DEMOCRACIA NA GUINÉ-BISSAU!

Ouvi dizer que num debate havido há dias numa das rádios da capital (Bissau), alguém terá dito ou apelado a que a juventude abandone os partidos políticos,provavelmente por estes não se preocuparem com os jovens.A ser verdade, entendo ser esta mensagem uma aberração absolutamente extraordinária!
É ponto assente que a juventude guineense tem que desempenhar um papel crucial em todo o processo de reconstrução e desenvolvimento do país, por ser ela a maioria da população.
Daí que seja fundamental continuar-se a lutar para que haja uma juventude cada vez mais instruída no plano académico e cada vez mais alicerçada na cultura nacional e nos valores patrióticos, condição sine qua non para o contínuo desenvolvimento do país.


Por isso, é um dever fundamental de quem se considere líder de um partido ou de uma coligação política direcionar a sua ação para a promoção de uma educação juvenil assente nas boas práticas democráticas, nos valores da Justiça, da Liberdade, da Paz e do Progresso Social.
Neste momento, fala-se muito da fraca participação dos jovens na política. Esta triste realidade deve-se, a meu ver, a um conjuntode promessas políticas não cumpridas e de expectativas defraudadas,levando a uma sensação de sucessivo adiamento do futuro da nossa juventude.

Um jovem sem emprego é um jovem abandonado e economicamente excluído. Um jovem formado e sem trabalho é um desperdício que o país não pode mais aceitar, e que com o passar dos anos torna-se numa frustração difícil de ultrapassar.
Temos ainda um país em que a tensão entre o patrão (Estado),os Sindicatos e os servidores públicos não cessa de aumentar de tom, todos os dias. O mais grave ainda é quetoda esta problemática se desenrola em sectores considerados estratégicos para o funcionamento e desenvolvimento do país.

A taxa de desemprego jovem é elevada emuitos estudantes abandonam o ensino superior todos os anos por falta de meios.
A política do governo em relação aos jovens é uma autentica farsa que só produz desempregados, empobrecimento da camada jovem e o adiamento do futuro da nossa juventude.
É por estas e outras razões que muitos jovens estão de costas voltadas para a politica e para os políticos. Mas eu considero que esta atitude não é a melhor forma de alterar este estado de coisas.

O caminho certo é a participação ativa na vida política do país para inverter o atual cenário, recensear e votar, retirando de cena os políticos incapazes e incompetentes. O voto não tem preço,tem sim consequência.A consequência do voto é provocar a melhoriadascondições de vida dos jovens. Não se pode deixar de participar só porque um político desonesto nos enganou num determinado momento.

Entretanto, a valorização dos jovens e a sua inclusão na vida económica e social do país exigirá a redefinição de prioridades e projetos o que pressupõe melhorar a sua qualidade de vida, designadamente ao nível das condições de acesso à saúde, de acesso ao mercado de trabalho e no seu envolvimento nos grandes objetivos da democracia participativa e do desenvolvimento da Guiné.

A Guiné-Bissau precisa que os seus jovens estejam bem preparados e que apresentem elevado espirito empreendedor.Que sejam capazes de, com o seu trabalho e iniciativa, ajudá-la a crescer e atransformar-se num país onde valha a pena viver.
De um modo geral, e não querendo atingir ninguém em particular, nota-se na juventude guineense uma incerteza entranhada em relação ao seu futuro quando se abordam as perspetivas de emprego,entre outras questões fundamentais da sua organização económica.Isso leva, infelizmente, acomportamentos queem nada a dignificam.
Creio que,com uma juventude atenta e concentrada nos problemas que realmente são importantes para o país e para o seu futuro, será possível ver um amanhã risonho e promissor para todos.

Conclusão :
Romper com o conformismo! E assumir uma cidadania ativa, em casa, na escola,no bairro, etc.
A própria sociedade precisa dessa participação e intervenção dos jovens, pois permite-lhe uma renovação dos quadros dirigentes.
Promover a inclusão política, que é uma das componentes da cidadania ativa. O país precisa de investir em políticas sustentadas para a juventude, sobretudo quando se sabe que a estrutura etária do país é muito jovem, perfazendo cerca de 60% a população menor de 18 anos.

O que precisamos é de assumir o nosso lugar e o nosso tempo. As gerações passadas podem ser referência para os jovens de hoje, mas não podem bloqueá-los, impedindo que estes cumpram o seu próprio tempo.
A promoção da participação da juventude é essencial para assegurar práticas de governação que estejam á altura dos desafios que o século XXI nos traz.

Se só os mais velhos fizessem politica, o que seria de um país ou da própria democracia?
Termino este artigo com a célebre frase do histórico politico português, e ex-presidente da República Portuguesa,Dr. Mário Soares: A democracia portuguesa está mais pobre com a fraca participação dos jovens na política.Portanto, é muito importanteque os jovens se afiliem no partido político com que se identifiquem ou criem outros partidos alternativos.
Estamos Juntos!
Por: Mestre Aliu Soares Cassamá
OBS: Todas as ideias aqui transcritas são da interira responsabilidade do seu titular (autor)

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público