segunda-feira, 9 de julho de 2018

Sindicato de professores  inicia greve geral de cinco dias

O sindicato Nacional de Professores (Sinaprof), da Guiné-Bissau, iniciou hoje uma greve geral de cinco dias para protestar contra o “incumprimento” de um pacto de estabilidade assinado com o Governo, em dezembro, que previa o pagamento de dívidas em atraso.
Foto de Braima Darame.Em comunicado hoje distribuído aos órgãos de comunicação social, o presidente interino do Sinaprof, Domingos de Carvalho, acusou o Governo de não respeitar “a palavra dada”, segundo a qual os cerca de 1.700 professores, com salários em atraso, relativos aos anos 2011 a 2013, iriam receber, até ao passado mês de março.
A dívida refere-se aos chamados “professores do novo ingresso”, docentes recém-admitidos no sistema e os contratados.
O pacto de estabilidade, assinado entre o Sinaprof e o Sindeprof (Sindicato Democrático dos Professores) previa também a entrada em vigor neste ano letivo do estatuto da carreira docente.
A Lusa constatou que várias escolas públicas de Bissau estavam hoje a funcionar parcialmente.
As aulas decorrem “a meio gás” em algumas escolas através da presença de professores afetos ao Sindeprof que não aderiu à paralisação.
Aquele sindicato considera que o pacto de estabilidade assinado com o Governo previa que as aulas não deveriam ser interrompidas nas escolas públicas até o final do ano, disse à Lusa fonte da organização.
A greve decretada pelo Sinaprof poderá colocar em risco os exames finais nas escolas públicas que deverão iniciar no dia 16, admitem os próprios professores.
Rispito.com/Lusa, 09-07-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público