terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Presidente da Guiné-Bissau promulga lei das quotas

Image result for MULHERES DA GUINE BISSAU
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, promulgou a lei da paridade, que visa aumentar a participação das mulheres guineenses na política e nas esferas de tomada de decisão.


presente lei aplica-se às listas apresentadas pelos partidos políticos às eleições legislativas e autárquicas e tem como finalidade a observação de uma maior igualdade de oportunidades na esfera de decisão, promovendo a paridade entre homem e mulher", refere uma nota informativa enviada à imprensa da Presidência da Guiné-Bissau.

Segundo a mesma nota, a lei obriga a uma representação mínima de 36% de mulheres na lista de cargos eletivos.

O parlamento guineense aprovou em novembro na especialidade e na globalidade a lei das quotas, mas os deputados deixaram cair o princípio da alternância, que previa que os partidos políticos apresentassem listas para eleições com candidatos alternados entre homens e mulheres.
Rispito.com/Lusa, 04-12-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público