sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Madem-G15 e PRS aceitam recenseamento eleitoral

O Movimento para a Alternância Democrática e o Partido de Renovação Social aceitaram o recenseamento eleitoral para as eleições legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau, depois de apresentados os resultados de uma auditoria feita ao processo.

Enquanto Movimento para a Alternância Democrática, congratulamo-nos com os resultados apresentados. O processo não é perfeito, naturalmente, não há nenhum processo perfeito, mas nós enquanto Madem congratulamo-nos porque ficou assumido definitivamente que vão para as eleições cerca de 761 guineenses e isso é muito importante", afirmou Braima Camará, líder do Madem-G15.

"Quero aproveitar para fazer um apelo para que cada um assuma as suas responsabilidades. A Comissão Nacional de Eleições deve organizar-se para que no dia 10 de março possa colocar as urnas nas assembleias de voto nas horas marcadas, garantindo toda a segurança que o processo requer", salientou Braima Camará, em declarações aos jornalistas no final da reunião.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, voltou a reunir-se com os partidos políticos candidatos às legislativas de 10 de março, bem como com as autoridades eleitorais e Governo para ser apresentada a auditoria ao recenseamento eleitoral feita pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
A auditoria foi feita depois de inúmeras reclamações apresentadas por um grupo de partidos políticos, incluindo o Madem e o PRS, por alegadas irregularidades no processo de recenseamento.

O PRS, através do seu dirigente Jorge Malu, considerou que "já há conclusões" e que algumas das reclamações apresentadas pelo seu partido foram atendidas e que a comissão técnica "ofereceu a confiança" de que há uma lista de eleitores.

"Não foi possível dissipar todas as dúvidas, mas as dúvidas que ficaram não representam coisas que possam pôr em causa os resultados", afirmou Jorge Malu.

O dirigente do PRS salientou que os processos têm sempre erros, mas que o que não foi "corrigido não representa perigo nenhum".

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral guineense, responsável pelo recenseamento eleitoral entregou à Comissão Nacional de Eleições os cadernos eleitorais definitivos para as legislativas de 10 de Março.
Rispito.com/Lusa, 22-02-2019


1 comentário:

  1. E as mil e uma acusações que o Madem-G15 e O PRS,figeram ao Gtap e ao governo vai ficar assim? Que alguém tenha a coragem de pedir desculpas públicas, em vez de andar a dar rodeios.Tantas ameaças de prisão do alto dirigente do Gtap, do espancamento da Ministra de administração interna, da suspensão do recenseamento e entre outras humilhações. Sérias de outras propagandas e ou campanhas de desacreditar os intervenientes do processo no seu todo.
    Congratular com resultados de auditoria, não repara os danos morais causados as chefes das famílias, que merecem se tratados com dignidade, independente de má ou boa prestação do serviço ao país.

    Um Estado democrático tem entidades que regulamentam o seu funcionamento, não pessoas que usam caprichos partidárias, ofendendo moralmente dignos servidores do Estado, e até mesmo ameaça de anular o recenseamento que não lhes custaram nenhum tostão.

    Para onde vamos com essa tendência de violência, tendo decidir tudo arevelia das autoridades judiciárias.

    Cabe ao tribunal mandar anular o recenseamento, não membros de um ou outro partido político. Qualquer um precisa de aprender e a aprender sempre na vida, independentemente do grau acadêmico que possa ter.

    Uma vergonha para os cidadãos atentos e que acompanharam o evoluir deste processo do início ao fim. Disse vergonha dos cidadãos, porque os autores da desordem, não se arrependem dos seus actos e limitaram a congratular com resultados do processo que contribuíram em parte para o seu atraso.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público