segunda-feira, 29 de abril de 2019

Organização Mundial de Saúde declara Guiné-Bissau livre de poliomielite

Image result for oms
A Organização Mundial de Saúde declarou a Guiné-Bissau livre de poliomielite, uma infeção que pode provocar a paralisia infantil, refere-se num comunicado divulgado esta segunda-feira à imprensa por aquela agência das Nações Unidas.

Segundo o comunicado, a decisão foi tomada durante a reunião realizada em Dacar, Senegal, entre 08 e 12 de abril, da Comissão Regional de Certificação e Erradicação da Poliomielite para África da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Atualmente, segundo a OMS, em África apenas a Nigéria, África do Sul, Camarões, Guiné Equatorial, Sudão do Sul e República Centro-Africana não conseguiram alcançar aquele estatuto.


No comunicado, a OMS felicita o Ministério da Saúde pelo “feito histórico” e “alerta para a responsabilidade que o país assume para manter o estatuto”.
“É necessário continuar a vigilância ativa das paralisias flácidas agudas, mantendo assim o sistema nacional de vigilância tão sensível ao ponto de não deixar escapar nenhum caso de pólio”, adverte a OMS.


Para a OMS, o sistema nacional de saúde guineense deve criar condições e meios necessários para “continuar as atividades inerentes para evitar perder o estatuto no futuro”.
Rispito.com/RTP Noticia, 29-04-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público