segunda-feira, 6 de maio de 2019

Sindicato dos Magistrados do Ministério Público da Guiné-Bissau pede substituição de PGR

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público da Guiné-Bissau criticaram, em carta aberta enviada ao Presidente guineense, a atuação do Procurador-geral da República, considerando que não tem condições para continuar no cargo.
"Desde a tomada de posse do atual Procurador-Geral da República, Bacari Biai, os seus atos e as suas ações sempre foram contra os interesses constitucionais e legais do Ministério Público, factos geradores de permanente divergência", refere o sindicato, numa carta com data de 3 de maio, a que a Lusa teve hoje acesso.

Na carta, o sindicato exemplifica as "ações contra os interesses constitucionais e legais" com uma auditoria feita por um gabinete da Procuradoria-Geral da República em vez do Tribunal de Contas e cujos resultados ainda não são conhecidos, por admissão de funcionários sem realização de concurso público, invasão das competências do Conselho Superior de Magistratura, alegadas ameaças a inspetores do Ministério Público, que investigam determinados processos e exibição de supostos documentos processuais em conferências de imprensa como se estivesse "em julgamento".

Para o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público aqueles factos prejudicam a "imagem e as conquistas daquela instituição judicial importantíssima para a afirmação de um Estado que se pretende de Direito democrático".

Neste contexto, o sindicato considera que o atual Procurador-Geral da República "já não representa os interesses dos magistrados do Ministério Público e já não tem condições de continuar a presidir a magistratura do Ministério Público, que já vinha a funcionar há muito tempo sem o seu importantíssimo órgão, Conselho Superior de Magistratura do Ministério Público".
Na Guiné-Bissau, o Procurador-Geral da República é nomeado pelo Presidente.
Rispito.com/RTP Noticia, 06-05-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público