sábado, 22 de junho de 2019

A Semana de Cabo-verde qualifica JOMAV de um Presidente ditador 

De forma ditatorial, sem sentido de Estado e responsabilidade, JOMAV pode, segundo vários analistas, levar a Guiné-Bissau a uma guerra civil de consequências imprevisíveis. 

É que o mandato do Presidente termina no domingo, mas José Mário Vaz continua sem nomear um primeiro-ministro, que deve ser o atual líder do PAIGC, vencedor das legislativas de 10 de Março. Vaz volta a recusar o nome de Domingos Simões Pereira como novo chefe de Governo, devido, segundo ele, a "divergências", desrespeitando assim o mais importante: a vontade do povo que escolheu nas urnas Domingos Simão Pereira como PM, pondo em causa a ordem democrática e constitucional no país de Amílcar Cabral.
Para observadores atentos, a comunidade internacional tem que ser mais dura, obrigando o PR, agora apelidado de Pôncio Pilatos da Guiné, a respeitar os resultados eleitorais, a vontade da população expressa nas urnas e a Constituição da República.

Como dizem alguns jovens que anunciam sair em protestos pelas ruas, « já é hora de dar um basta a JOMAV, que é o único responsável pela instabilidade politica na Guiné», em conluio com o Madem-G 15 e PRS - quem não ganhou eleições não pode governar. «JOMAV é que tem que ir embora, porque está isolado no país e internacionalmente - já não tem condições para ser chefe de Estado da Guiné-Bissau e nem pode recusar um Primeiro-ministro (DSP), que foi escolhido através do voto popular», contestam fontes deste jornal na Guiné-Bissau, pedindo à CEDEAO para aplicar sanções duras ao presidente e seus apoiantes - militares que mudaram de tática (deixaram alegadamente de dar golpe de Estado mas pressionam o PR a nomear o PM que querem), dirigentes dos partidos da oposição e homens de negócios já conhecidos. Há quem inclusive proponha abertura de investigações para se apurar que interesses estão atrás de tudo isto.

Todos holofotes estão virados para esse impasse pós-eleitoral na Guiné-Bissau. Ao que a DW-África apurou, o Presidente guineense enviou esta sexta-feira de manhã (21.06) uma carta ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) a explicar porque recusa o nome do líder do partido mais votado nas legislativas, Domingos Simões Pereira, para o cargo de primeiro-ministro.

Na carta, o Presidente invoca dificuldades de coabitação com Simões Pereira, alegadamente por persistirem "divergências que estiveram na origem da crise político-institucional que o país viveu recentemente". José Mário Vaz refere ainda que isso foi agravado com supostos apelos à "sublevação militar" e com a "falta ao dever de respeito institucional consubstanciada em insultos, impropérios e inverdades" dirigidos ao chefe de Estado.

Segundo a mesma fonte, Aly Hijazi, secretário nacional do PAIGC, confirmou que o partido recebeu uma carta da Presidência guineense "para ser entregue diretamente ao presidente", Simões Pereira. Recusou-se, no entanto, a adiantar detalhes sobre o conteúdo da missiva.

Os advogados do PAIGC estão agora a analisar a carta da Presidência da República, um dia depois de o Bureau Político do partido voltar a nomear Simões Pereira para o cargo de primeiro-ministro, depois de José Mário Vaz recusar a primeira indicação.

País sem Governo, com greves e hospitais paralisados
Entretanto, dois dias do fim do mandato de José Mário Vaz, porta-voz da juventude do coletivo dos partidos da maioria parlamentar, Dionísio Pereira, chamou a atenção para o estado do país.

"Esta é a primeira vez que o mandato de um Presidente da República termina, e termina num contexto em que o próprio povo da Guiné-Bissau foi convocado para ir às urnas e escolheu um partido. Nós já temos o Parlamento constituído e estamos há mais de cem dias sem um Governo. A par disso, registam-se vários problemas sociais: greves no setor da educação e na Função Pública, e hospitais paralisados", lembrou Pereira.

"Qual é a leitura do povo sobre isso? Alertamos o povo para estar atento, para acompanhar este período, que é um momento histórico na vida política da Guiné-Bissau", acrescentou.

Pressão externa
A fazer fé na fonte referida, esta sexta-feira, o embaixador norte-americano Tulinabu Mushingi voltou a apelar ao respeito pela Constituição da República e à nomeação de um primeiro-ministro o mais breve possível.

"Uma vez realizadas as eleições legislativas, o povo da Guiné-Bissau espera pela nomeação de um primeiro-ministro, isso é claro para os Estados Unidos da América", disse Mushingi.

Manifestação
Os apelos ao Presidente guineense para nomear um novo primeiro-ministro continuam também por parte da sociedade civil.

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, constituído na sua maioria por jovens estudantes, acusa o chefe de Estado, José Mário Vaz, de agir à margem da Constituição da República.

Sana Canté, presidente do movimento, anunciou em conferência de imprensa que os jovens vão sair às ruas de Bissau na próxima segunda-feira, logo após o fim do mandato de José Mário Vaz. Canté pede ao presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, para assumir interinamente os destinos do país até à realização das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

"Nós não podemos, em circunstância alguma, relaxar perante a subversão da ordem constitucional e perante a atuação do Presidente da República, que não quer reconhecer os resultados eleitorais", disse o ativista. "Nós vimos no artigo 71 da Constituição, alínea 2, que, no caso do impedimento do Presidente da República, havendo a caducidade do seu mandato, é o presidente da Assembleia quem deve assumir as funções de Presidente interino. É essa exigência que vamos fazer na segunda-feira», refere Sana Conté citado pela DW-África.
Rispito.com/A Semana, 22-06-2019

2 comentários:

  1. A semana é um semanario proximo do Paicv que é amigo do paigc .

    ResponderEliminar
  2. da guiné se inventou muitas mentiras, mas por favor não imiscuem outros Países nessa porqueria pois, quem conhece a forma de intervenção dos Orgão de comunicação Caboverdiana não acreditaria na veracidade dessa publicação.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público