quinta-feira, 13 de junho de 2019

Madem-G15 lamenta episódio na ANP e responsabiliza PAIGC

O Movimento para a Alternância Democrática lamentou o episódio de tensão entre políticos ocorrido terça-feira no parlamento guineense, responsabilizando o PAIGC, segundo um comunicado a que a Lusa teve acesso.
Infelizmente, no dia em que o povo guineense espera a conclusão da composição da mesa da Assembleia Nacional Popular, iniciada a 18 de abril no âmbito da continuidade dos trabalhos da primeira sessão ordinária da décima legislatura, vem o PAIGC e seus aliados, em nome de uma maioria frágil, tentar subverter as regras democráticas, numa clara grosseira violação da Constituição da República e do Regimento da Assembleia Nacional Popular", refere, em comunicado, o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15).

No mesmo comunicado, a segunda força política mais votada nas legislativas de 10 de março salienta o "facto inédito no processo democrático guineense" do agendamento para discussão e eventual aprovação do programa de Governo e do Orçamento Geral de Estado de um "executivo que nem sequer ainda foi formado e empossado", o que, afirma o partido, viola a Constituição.

"Perante aquela situação aberrante, o grupo parlamentar do Madem-G15 tentou por todos os meios lícitos impedir a consumação de mais uma violação da Constituição e do regimento da Assembleia Nacional Popular pelo PAIGC", salienta no comunicado.
O partido denunciou também que a agenda da Ordem do Dia foi aprovada apenas por 47 deputados do PAIGC e seus aliados, presentes na sessão, e não por 54 deputados como anunciado.

O parlamento da Guiné-Bissau foi terça-feira palco de momentos de tensão com os deputados do Madem-G15 e do Partido de Renovação Social a levantarem-se e a ocuparem a mesa da Assembleia Nacional Popular.

A comissão permanente do parlamento marcou o início da segunda sessão ordinária da ANP para terça-feira, mas aquelas duas forças políticas entendem que ainda não terminou a primeira sessão, que teve início a 18 de abril com a tomada de posse dos novos deputados e que terminou com um impasse para a eleição do segundo vice-presidente do parlamento.

O Madem-G15 indiciou o nome do seu coordenador nacional, Braima Camará, mas foi duas vezes chumbado pela maioria dos deputados e o partido recusa avançar com outro candidatura, enquanto o PRS entende que tem direito ao cargo do primeiro secretário da mesa.

O parlamento guineense voltou a reunir-se a 24 de abril na primeira sessão, mas o Madem-G15 e o PRS abandonaram os trabalhos por discordarem dos procedimentos para a escolha dos titulares do órgão legislativo.

Naquele dia, antes de abandonarem a sala, os dois partidos viram a plenária chumbar uma impugnação ao processo de votação.

O artigo 27.º do regulamento da Assembleia Nacional Popular refere que as eleições dos vice-presidentes e dos secretários da mesa fazem-se por escrutínio secreto, "considerando-se eleitos os candidatos que obtiverem o voto favorável da maioria absoluta dos deputados que constituem a assembleia".

O mesmo artigo refere no seu segundo ponto que os lugares de primeiro e segundo vice-presidente e do primeiro secretário são "atribuídos aos partidos de acordo com a sua representatividade no parlamento".

Já o terceiro ponto do artigo refere que o segundo secretário é proposto pelo partido com maior número de deputados e o quarto ponto que se "algum dos deputados não tiver sido eleito procede-se de imediato, na mesma reunião a novo sufrágio para o lugar que ele ocupar na lista".

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, tem alegado o impasse na eleição da mesa do parlamento para ainda não ter indigitado o primeiro-ministro e nomeado o Governo do país.

As eleições legislativas realizaram-se a 10 de março e o Presidente guineense termina o seu mandato a 23 de Junho.
Rispito.com/Lusa, 13-06-2019

2 comentários:

  1. Fico perplexo com a maneira como você relata as informações: defende claramente uma parte do emiciclo e não dá as informações completas. Isso não ajuda a democracia. Lamento muito, não vou continuar a ler o seu blog facioso e unilateral!

    ResponderEliminar
  2. Troça, essa narração dos factos. Pena e triste. Só me pergunto, o porquê disso assim e para que?

    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público