segunda-feira, 22 de julho de 2019

MNE inicia quinta-feira visita à Guiné-Bissau para retomar "nível máximo" de cooperação

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos graduados e fatoO ministro dos Negócios Estrangeiros português inicia quinta-feira uma visita à Guiné-Bissau, com encontros com o Presidente da República e o primeiro-ministro na agenda e o objetivo de retomar "o nível máximo" de cooperação com o país.

"A lógica é retomar o nível máximo de cooperação bilateral entre os dois países. Agora que a Guiné-Bissau tem um governo em plenitude de funções não há razão para que a cooperação continue a um nível inferior aquele que poderia ser", disse Augusto Santos Silva.

O chefe da diplomacia portuguesa falava aos jornalistas à margem do 4.º Encontro da Rede de Ensino de Português no Estrangeiro, que decorre durante todo o dia de hoje em Lisboa.

Augusto Santos Silva adiantou que a visita começa na quinta-feira (25) e termina domingo (28) com uma agenda que prevê encontros com o Presidente da República, José Mário Vaz, e com o primeiro-ministro, Aristides Gomes.

O ministro disse ainda que, durante a deslocação, irá encontrar-se com a Cooperação Portuguesa na Guiné-Bissau e manter "intenso trabalho" com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa.

O Programa Estratégico Cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau para o período 2015-2020 tem um envelope finnaceiro indicativo de 40 milhões de euros e tem como prioridades a promoção da boa governação, estado de direito e direitos humanos, desenvolvimento sustentável e bens públicos globais.

A visita deverá servir igualmente para lançar as discussões sobre o futuro da cooperação entre os dois países após 2020 e a preparação do próximo programa estratégico.
Rispito.com/Lusa, 22-07-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público