segunda-feira, 5 de agosto de 2019

RTP vai voltar a ter delegado na Guiné-Bissau

A RTP vai voltar a ter delegado na Guiné-Bissau, à semelhança do que acontece com os restantes países africanos de língua portuguesa, disse ontem à Lusa o presidente do Conselho de Administração, Gonçalo Reis.
RTP vai voltar a ter delegado na Guiné-Bissau“Lançámos na semana passada um concurso interno para selecionar um ou uma jornalista” para chefe de delegação da Guiné-Bissau, acrescentou o gestor.

Até agora, o delegado na Guiné-Bissau era escolhido pela Lusa e partilhado pelas duas empresas, sendo que era o único país africano de língua portuguesa a ter este modelo.

Esta decisão de voltar a ter um delegado em Bissau vai permitir “assegurar uma maior cobertura pela RTP” e um “maior intercâmbio entre Portugal e a Guiné-Bissau em termos de audiovisual”, acrescentou.

Ter um delegado naquele país também vai permitir uma maior “articulação de atividades de cooperação” e “marca um compromisso forte na produção de informação local com todos os países africanos de língua portuguesa”, salientou.
Gonçalo Reis destacou que a RTP África é um canal cuja metade dos conteúdos emitidos são locais, “feitos pelas próprias delegações”.

Com esta decisão, “todos os países africanos ficam exatamente com o mesmo modelo”, disse.
Esta medida representa uma aposta da RTP em África e na cooperação.

Nos últimos 12 meses, a RTP renovou quatro delegações - Angola, São Tomé, Cabo Verde e Moçambique - e a próxima será Guiné-Bissau.

Além disso, a RTP colocou estações terrenas, equipamentos que permitem fazer diretos, exteriores e partilha de conteúdos entre as delegações nos PALOP.
O investimento em renovação de delegações e estações terrenas é de um milhão de euros, teve início em 2018 e termina em 2020.

Relativamente à bolsa de conteúdos com os operadores de televisão africanos de língua portuguesa, Gonçalo Reis disse que tal “já é uma realidade”.

A TPA está a emitir o programa “Conversas ao Sul” da RTP África desde o início deste ano, a Televisão de Moçambique vai começar a emitir o mesmo conteúdo a partir de setembro, e os operadores de Cabo Verde e São Tomé estão a transmitir programas de ficção.
“Estamos a partilhar conteúdos” com estes operadores, sublinhou Gonçalo Reis, salientando que o objetivo é “fomentar a partilha e a indústria audiovisual na lusofonia”.
Rispito.com/Lusa, 05-08-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público