quarta-feira, 25 de setembro de 2019

DISCURSO DO PR: Dia Nacional - 46 Anos de Independência!

Filhos da Guiné-Bissau,

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrirCelebramos hoje 46 anos sobre a data histórica da proclamação da independência da nossa Pátria. Fazêmo-lo com orgulho. Com subida honra. A nossa independência foi conquistada por um povo humilde, mas determinado a conquistar a sua dignidade, com uma bravura e uma capacidade de sacrifício que se tornou exemplar, tornando-se assim credor do respeito e admiração de todo o mundo.
Nunca será suficiente o nosso total e incansável reconhecimento aos valorosos combatentes da liberdade da pátria.

Meus Irmãos e Irmãs,
Este povo íntegro, destemido, determinado somos nós, os Guineenses, filhos desta grande Nação. Essa história ímpar foi escrita pelos nossos irmãos que acreditaram na mudança e unidos deram o sangue, o suor e as lágrimas das nossas mães, das Mães Guineenses, ao verem os seus filhos tombar por terra no longo caminho que foi o da construção desta Nação.
Por isso, hoje 24 de Setembro, convido a cada um de vós, Guineenses, a refletir sobre a nossa história e a nossa identidade, para que voltemos a perceber quem somos, enquanto povo, filhos e donos desta terra, herdeiros da nossa história e das nossas ricas tradições.
(...)

Guineenses,
Os pais fundadores da nossa Nação valente tiveram um sonho. O sonho de construir um país independente, de homens livres e dignos, respeitados no mundo. O sonho de construir uma Guiné-Bissau “Pikininu na Tamanhu, Garandi na Fama”. Esse sonho não é uma utopia e compete-nos a nós, patriotas guineenses, provar ao mundo que não é uma utopia. Compete-nos transformar esse sonho numa realidade incontestável, para que voltemos a ser nós mesmos.
Nós os filhos desta terra, não nos podemos esquecer de que a independência que hoje celebramos é fruto da luta heroica pelo resgate da dignidade dos homens e mulheres guineenses. Não nos podemos esquecer de que a Pátria e a Dignidade de cada um de nós andam de mãos dadas. Aqueles que hoje vendem a nossa Pátria, falando mal do país e dos seus dirigentes em troca de benesses pessoais, vendem também a sua própria dignidade e o respeito de cada um de nós.
Não se vende uma Pátria conquistada com tantos sacrifícios.
Não se vende a dignidade de um povo inteiro.
Isso nós não iremos consentir, Nunca!
Porque nós Guineenses, temos de ser donos do nosso destino e queremos “caminhar pelos nossos próprios pés e pensar com a nossa cabeça”. Foi para isso que os pais fundadores desta nação consentiram sacrifícios, lutaram e venceram.
Os Heróis da nossa Independência, que deram as suas vidas pela Pátria, lutaram por uma sociedade fundada no humanismo, na igualdade, na justiça, na dignidade e no trabalho.
Hoje, os nossos irmãos que sequestraram o nosso país em seu proveito pessoal, inverteram todos estes valores que para nós são sagrados e no seu lugar hastearam as bandeiras do ódio, do rancor, da vingança, da maldade, do egoísmo, da intriga, das inverdades e cujo objectivo foi sempre lutar e a qualquer preço chegar ao poder, mantendo o nepotismo e os luxos que se habituaram.
(...)

Caros Compatriotas,
Durante os cinco anos do meu mandato, eu procurei os caminhos da promoção da igualdade, da paz, da justiça e da dignificação de cada cidadão guineense. Tratei todos por igual, para mim não há Guineenses de primeira ou Guineenses de segunda.
Nunca tive receio de confrontar o status quo, os interesses instalados, os que se acham poderosos e os intocáveis.
(...)
Por isso, eu tive a feroz e cruel oposição da pseudo elite que prefere ficar com o dinheiro dos salários dos funcionários, em vez de lhes pagar os seus direitos.
Agora pergunto-vos, irmãos Guineenses: para onde foram os nossos recursos internos ou seja as receitas diárias da nossa Direção Geral das Alfandegas, sobretudo a receita da campanha da castanha de cajú, as receitas diárias da Direção Geral de contribuições e impostos, dos fundos autónomos e dos apoios orçamentais?
Recentemente o Governo contraiu empréstimos através da emissão de títulos de tesouro num montante de 10 bilhões de FCFA, e brevemente pretende emitir mais títulos de tesouro no mesmo montante, totalizando assim 20 bilhões de FCFA. Repito 20 bilhões de FCFA
Um grande encargo para os nossos filhos e netos depois de um enorme sacrifício do programa de ajustamento estrutural proposto pelo FMI e que nos levou em 2011 ao perdão da divida externa no valor de 1,3 bilhões de dólares, considerado um alivio para a geração vindoura, algo que acontece só uma vez na vida de cada país, ou seja, o ponto de conclusão não se repete.
É caso para perguntar onde pára o dinheiro da direção geral das Alfandegas, da direção geral de contribuições e impostos e dos fundos autónomos que deveria entrar diariamente nos cofres de Estado?
Dinheiro este que faz falta nas escolas, nos hospitais, nas infraestruturas e na agricultura.
É minha obrigação, enquanto mais alto magistrado da Nação, lançar um apelo à inspeção geral das finanças, ao Tribunal de contas, a comissão especializada da ANP para os assuntos económicos, a justiça e demais instituições do Estado para assumirem as suas responsabilidades, porque o dinheiro é nosso.
(...)
Durante estes cinco anos eu percorri a caminhada para a concretização dos sonhos daqueles que combateram pela independência e pela nossa dignidade. E mantive-me sempre no silêncio. Porque a minha luta, é pela Dignidade da Pátria, pelo Progresso e pelo bem-estar do nosso povo.
(...)
Contrariamente ao passado, nestes cinco anos ninguém foi morto, ninguém foi preso ou espancado na calada da noite, ninguém foi perseguido e não temos hoje nenhum exilado político.
O nosso enorme obrigado às forças de defesa e segurança pelo contributo que dão no dia-a-dia para que os cidadãos possam dizer com orgulho “nunca mais à violência”.
Enquanto Presidente da República, entendi sempre que o meu mandato deveria ser marcado pela tolerância e pelo alto sentido de Estado.
Contudo, nos últimos tempos temos sido confrontados por velhos fantasmas, que ameaçam a nossa integridade e a nossa dignidade, honra e respeitabilidade, enquanto povo, no concerto das Nações.
O fenómeno do trafico de droga, que havia desaparecido nos últimos cinco anos e volta de novo em força para massacrar e fustigar o nosso povo.
(...)
A Guiné-Bissau que estamos a ajudar a mudar para um Novo Rumo não pode haver lugar para narcotraficantes e nem para os seus cúmplices internos. A todos eles, nós advertimos: Nunca Mais! Esta terra é nossa e nós queremo-la limpa.
O narcotráfico é um fenómeno nocivo que coroe e destrói os alicerces de uma Nação, mina as instituições do Estado, e lança o povo na insegurança, na violência e na miséria. Nós não iremos consentir que a ambição desta pseudo elite, embriagada pelo dinheiro, transforme o nosso país num pântano de desgraças. Perante tudo isto nós temos de resistir e combater para libertarmos definitivamente o nosso país deste flagelo.
Mais uma vez pergunto: Onde esta a nossa justiça? Onde estão hoje os suspeitos destas operações que a todo o custo querem rotular o nosso país como um narco-estado.
A Guiné-Bissau é uma terra de gente de bem, não vamos deixar que um pequeno grupinho estrague a dignidade de um povo humilde.
(...)
Meus Irmãos,
Deste púlpito, consintam-me uma calorosa e fraternal saudação a cada mulher, a cada homem, a cada ancião e a cada jovem desta nossa Nação. É por cada um de vós que eu continuo este meu combate.

Por cada um de vós eu consentirei todos os sacrifícios necessários para que, juntos, concretizemos o sonho da Liberdade, da Paz e do Progresso, que animou a luta dos pais fundadores desta Nação.
Quero reiterar o meu profundo agradecimento aos meus irmãos guineenses quer os que vivem no país ou na diáspora, pela resiliência e pela crença no futuro da nossa Nação.
Aos nossos irmãos que emigraram em busca de melhor vida, endereço uma mensagem de esperança, na certeza de que a nossa luta contra as injustiças e desmandos, por um Novo Rumo, criará condições para que possam regressar e viver na terra que os viu nascer, a Guiné-Bissau.
(...)
De igual forma, aproveito mais uma vez para deixar o meu reconhecimento e gratidão as nossas forças de Defesa e Segurança, longe das crelas politicas tem trabalhado arduamente ao longo destes cinco anos para manter o clima de paz civil e segurança interna que hoje desfrutamos, bem como a força da ECOMIB numa missão de paz no nosso país.
(...)
Irmãs e Irmãos Guineenses,
Convido a todos os Guineenses e sem excepção para que no próximo dia 24 de Novembro não deixem de exercer o seu direito de voto, um direito igual para todos, cada cidadão vale 1 voto, e não votar significa não exercer o direito que a constituição lhe reserva.
Votar nas próximas eleições presidenciais de forma consciente e em liberdade, é escolher o que pretendemos para o nosso futuro nos próximos cinco anos, sobretudo para manter a paz civil, tranquilidade interna e a liberdade, já conquistadas.
Guineenses, para terminar eu sei que o caminho é difícil, sendo o povo o dono do poder e filhos desta terra, juntos vamos decidir o futuro da nossa nação.
Este é o momento da união, rumo para a construção da Grande Nação que todos sonhamos e QUEREMOS!

Viva a Unidade Nacional!
Viva o 24 DE SETEMBRO!
HONRA E GLÓRIA AOS HERÓIS DA INDEPENDÊNCIA!
Viva os Combatentes da Liberdade da Pátria!
Viva a Paz!
Viva a Liberdade!
Viva a Democracia!
Viva a Guiné-Bissau!

2 comentários:

  1. Gabú_Sara
    O Jomav é um verdadeiro inimigo do P.A.I.G.C!
    Cada vez que o P.A.I.G.C. está no poder (no Governo), passados 3 meses de gorvernação deste, começa logo a atacar de forma muito baixa o(s) Governo(s) liderados por este Partido!
    Em 2014, passados 3 meses de Governação do P.A.I.G.C. (liderado pelo/por DSP), o Homem de Calequisse convocou uma Reunião com os directores das instituições bancárias, durante a reunião acusou o governo de DSP de na fazer para que os bancos pudessem dar créditos aos Empresários... No entanto, o seu amigo (o amigo do JOMAV), o FADIA, que era director do BCEAO, respondeu assim..."Camarada PR não é bem assim...o problema que se coloca não é falta de LIQUIDEZ nos bancos, pelo contrário os bancos estão bem de saúde financeira! O problema é que há muita créditos mal parados...os bancos não conseguem recuperar os créditos, isto é os empresários têm muitas dívidas e não as pagam! E assim não há banco que possa arriscar para dar crédito a alguém que não irá pagar!" Linear (e Genial) foi a resposta do meu P...!!! E qual fora a resposta do PR JOMAV? Para o meu espanto o Jomav disse..." Se é assim, temos de criar, o mais rápido possível, uma Nova Classe Empresarial!" Para mim, o JOMAV não tinha a intenção de criar Nova Classe Empresarial, o que ele queria era induzir os Empresários a contornarem a lei! Como? Dando as suas Empresas como Fálidas e criarem Novas Empresas(em nome de amigos ou familiares) para poderem contrair emprestimos! E isso tem um nome: CORRUPÇÃO!
    Para não queimar (muito os meus neurónios por causa de um doente mental como o JOMAV, pergunto-lhe o seguinte:
    1-Um PR que, em 5 anos, nomeia e desnomeia um número igual de Primeiros-Ministros que lições de moral terá para dar/ensinar aos outros?
    2-Um PR que derruba e nomeia Governos a mando de Amigos e Presidentes estrangeiros, que lições de moral tem para dar/ensinar aos outros?
    3-Um PR que estando no 1º andar do Palácio não sabe o que se passa no R/C , como poderá controlar o país?
    4- Onde estava o JOMAV durante estes 5 anos que não perguntou pelas receitas de estado geridas pelos governos da sua iniciativa?
    5- Onde estava o JOMAV durante estes 5 anos que a Saúde, a Educação, as Infraestruras, a Justiça, etc. pioraram?
    6- JOMAV onde está o DINHEIRO DE ESTADO que diziam TER GUARDADO NO COFRE DE ESTADO?E onde está o dinheiro que tinham Guardado para as Eleições Legislativas?
    JOMAV, por favor, pare de fazer DEMAGOGIA com o Povo Guineense! Você disse que a tua luta, como dos teus amigos do PRS, é acabar com o P.A.I.G.C, mas, se calhar, vai ser o contrário! O PRS nos últimos 10-15 anos não ganhou uma única eleição, mas está sempre no Poder...com Golpes Militares e Palacianos! É um partido sem projecto, mas que quer mandar a todo o custo (sem olhar pelos meios para atingir os fins)!
    Abaixo inimigos do Povo!
    Viva a Guin´-Bissau
    Viva PAIGC
    Viva os Combatentes da Liberdade da Pátria!

    ResponderEliminar
  2. Subescrevo-me ! VIVA PAIGC E SOL MAIOR AOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PATRIA!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público