PRS apoia Nuno Nabian, líder da APU-PDGB, às presidenciais na Guiné-Bissau
O Partido de Renovação Social (PRS) e a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) assinaram hoje um acordo político que prevê o apoio dos renovadores à candidatura de Nuno Nabian às eleições presidenciais do país.
"Estamos a fazer aquilo que é o ideal para a estabilizar o país. Depois de uma análise profunda chegámos à conclusão que partilhamos a mesma casa e temos de andar juntos", afirmou Certório Biote, vice-presidente do PRS, depois da assinatura do acordo.
Segundo Certório Biote, que assinou o acordo em representação de Alberto Nambeia, líder do PRS, que se ausentou do país por razões médicas, o partido está "com o candidato que vai ganhar e o seu nome é Nuno Nabian".
"Apelamos a todos os apoiantes do PRS para votarem em Nuno Nabian para estabilizar o país. A partir de hoje no terreno não somos adversários. Temos a obrigação moral e política de trabalharmos juntos", disse Certório Biote.
Nuno Nabian, líder da APU-PDGB, partido que tem um acordo de incidência parlamentar com o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que está no atual Governo, agradeceu o apoio do PRS pela "decisão sábia" e que "não foi fácil".
"Estou contente com a decisão e tenho a certeza absoluta que a 24 de Novembro Nuno Nabian será o Presidente da Guiné-Bissau. Com eleições livres, justas e transparentes não há como ganharmos", disse o líder da APU-PDGB.
Nas últimas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, realizadas em 2014, Nuno Nabian disputou a segunda volta com o atual Presidente guineense, José Mário, na altura apoiado pelo PAIGC.
Na altura a sua candidatura às presidenciais foi promovida e apoiada por Kumba Ialá, fundador do PRS.
Nuno Nabian disse também aos guineenses que é preciso eleger um Presidente que una as pessoas e que ele é o único em condições de o fazer, salientando a necessidade de fazer pontes e dialogar para estabilizar a Guiné-Bissau.
O candidato deve apresentar a sua candidatura no Supremo Tribunal de Justiça guineense na sexta-feira.
As eleições presidenciais da Guiné-Bissau realizam-se em 24 de Novembro, a segunda volta, caso haja necessidade, vai decorrer em 29 de Dezembro.
Rispito.com/Lusa, 18-09-2019
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlhe toda minha gente do POVO BOM bissau-guineense, efetivamente, todas as contas feitas, a aceitação desta mais uma “jogada” habitual dos Prs’sitas pelo Sr. Nuno Nabian e toda atual Direção dos Apuanos mostra bem claramente é, apenas o seguinte.
ResponderEliminarO Sr. Nuno Nabian e sua atual Direção entraram na atual COLIGAÇÃO DA MAIORIA ABSOLUTA PARLAMENTAR e, desta, o emanado GOVERNO DE COLIGAÇÃO, talvez, sem terem TOMADO A CONSCIÊNCIA E ADOTADO UMA POSIÇÃO POLÍTICA CLARA E JUSTA (princípios e estratégia) diante do QUADRO POLÍTICO IMPERATIVO DE GOVERNAÇÃO DO PAÍS, ditado por dois fatores tendo determinado o curso dos acontecimentos políticos nos últimos quase 5 anos, aí, neste nosso “Tchon” que é a Guiné-Bissau do POVO BOM. Os dois fatores que são:
(1) O HISTORIAL DA REALIZAÇÃO DA FINDA IX LEGISLATURA; o historial esse, tendo sido marcado pela prática de uma OPOSIÇÃO FUNDAMENTAL, caraterizada por uma animosidade antagónica e desta decorrente, pelos gestos políticos hostis de confrontações e agressões físicas contra os bens e as pessoas em atividades políticas no terreno (ataques contra as sedes regionais e nacional do PAIGC, invasão da sede e ataque contra os militantes delegados deste Partido em reunião no seu IX Congresso, pelas Forças de Segurança de Estado etc.); confrontações e agressões físicas essas, tendo tido lugar entre as lideranças e formações políticas bissau-guineenses, constituídas em DOIS BLOCOS DE OPOSIÇÃO POLÍTICA muito dificilmente conciliáveis;
(2) OS RESULTADOS ELEITORAIS DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DO DIA 10 DE MARÇO DE 2019; resultados esses, tendo ditado o QUADRO POLÍTICO IMPERATIVO DE GOVERNAÇÃO da Guiné-Bissau durante todos os próximos 4 anos, sobre os quais se estenderá a presente iniciante X Legislatura, por uma ESTRUTURA COLIGADA.
O resultante desta situação política toda, ditado efetivamente por estes dois fatores, é, e/ou devia ser, evidentemente, a TOMADA DA CONSCIÊNCIA E A ADOÇÃO DE UMA POSIÇÃO POLÍTICA (princípios e estratégia) que se fundamenta no reconhecimento e aceitação da imperatividade da garantia e opção pela adoção, por todos os atores políticos membros da ESTRUTURA COLIGADA a criar (a atual Coligação da Maioria Absoluta Parlamentar), na execução de todos os seus gestos e atos políticos, em todos os momentos do seu exercício político e em geral, da ATITUDE E COMPORTAMENTO POLÍTICOS DO RESPEITO IRRESTRITO E A APLICAÇÃO ECRUPULOSA, DE TODOS OS PRINCÍPIOS DO FUNCIONAMENTO DEMOCRÁTICO; DOS TRÊS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONAMENTO PARTIDÁRIO NOS REGIMES DA DEMOCRACIA PARLAMENTAR REPRESENTATIVA E DE ESTADO DE DIREITO; E DE TODAS AS LEIS DA REPÚBLICA (incluindo compromissos políticos locais e internacionais assumidos).
Eis a “coisa” todos meus conterrâneos (Mulheres e Homens), toda minha gente do POVO BOM bissau-guineense; a “coisa” que não terá sido entendida pelo Sr. Nuno Nabian e toda a atual Direção Superior do seu Partido; “coisa” demonstrada pela realização deste gesto da assinatura de um Acordo APU-PDGB/PRS aqui em pauta; a assinatura que agora segue, o outro gesto semelhante, antes realizado com o PAIGC + outros 2 Partidos, fazendo desta mesma formação (APU-PDGB), até aqui, um dos membros da ESTRUTURA COLIGADA, criada para governar o país no decorrer desta nossa presente iniciante X Legislatura, do início ao fim. Para governar 4 anos na Estabilidade.
Voilà, todos meus conterrâneos (Mulheres e Homens), toda minha gente do POVO BOM bissau-guineense, onde está o fulcro do problema portado por este gesto mau, ou mau gesto. O fulcro do problema, fora do qual, todo o resto é só blablá; pena, triste e chocante.
Obrigado.
Pela honestidade intelectual, infalível...
Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
PS.: Com efeito, enquanto o lado dos Prs'sistas, a "coisa" é já bem conhecida. Estes simplesmente querem é, mais uma n'vezes, governar, sem terem ganha eleições nenhumas.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Gabú Sara
ResponderEliminarO Senhor Nuno Nabian só pode estar doente (de Cabeça, claro!)! Como poderá um Partido Histórico como o PAIGC, abdicar de Apresentar o seu Próprio Candidato e apoiar Candidato de um Partido que Nasceu ONTEM? Aceitando estas condições, Teremos a Certeza Absoluta de que o DSP é um INFILTRADO que veio para ACABAR DEFINITIVAMENTE com O PAIGC! Só pode!E isso seria a MORTE POLÍTICA do ARTISTA DSP! O DSP que saiba que tem o APOIO INCONDICIONAL do PAIGC,mas se TRAIR o PAIGC...ele terá o TROCO que MERECE!Ele e TODOS OS INFILTRADOS que andam por aí no PAIGC! Não é ameaça, mas sim um AVISO MUITO SÉRIO e IMPORTANTE!
Voltando ao ACORDO APU/PRS,na minha modesta opinião, este acordo só vem CONFIRMAR AQUILO QUE TODA A GENTE SABE! O PRS é um PARTIDO CONFUSIONISTA e TRIBALISTA que NÃO OLHA A MEIOS PARA ATINGIR OS FINS(PODER)! Porque Razão (o PRS) DESCARTA SEMPRE os seus MILTANTES (Tcherno Djaló e não só!) de OUTROS TRIBOS no ACESSO AO PODER (no Partido e não só!)? E mais, esta frase,"...Depois de uma análise profunda chegámos à conclusão que partilhamos(somos) (d)a mesma casa(etnia) e temos de andar juntos", do senhor Certório Biote, diz tudo! Só não vê...quem não quer mesmo!
Portanto, a partir daqui, PEÇO a TODOS OS GUINEENSES SENSATOS que NÂO VOTEM NO CANDIDATO Nuno Nabian e Umaro Sissoco porque REPRESENTAM O TRIBALISMO na sua ESSÊNCIA! Os dois, SÃO UM PERIGO PARA A UNIDADE NACIONAL E A ESTABILIDADE DO PAÍS!
Que Deus abençoe a GUINÉ-BISSAU!