quarta-feira, 18 de setembro de 2019

PRS apoia Nuno Nabian, líder da APU-PDGB, às presidenciais na Guiné-Bissau

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em péO Partido de Renovação Social (PRS) e a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) assinaram hoje um acordo político que prevê o apoio dos renovadores à candidatura de Nuno Nabian às eleições presidenciais do país.

"Estamos a fazer aquilo que é o ideal para a estabilizar o país. Depois de uma análise profunda chegámos à conclusão que partilhamos a mesma casa e temos de andar juntos", afirmou Certório Biote, vice-presidente do PRS, depois da assinatura do acordo.

Segundo Certório Biote, que assinou o acordo em representação de Alberto Nambeia, líder do PRS, que se ausentou do país por razões médicas, o partido está "com o candidato que vai ganhar e o seu nome é Nuno Nabian".
"Apelamos a todos os apoiantes do PRS para votarem em Nuno Nabian para estabilizar o país. A partir de hoje no terreno não somos adversários. Temos a obrigação moral e política de trabalharmos juntos", disse Certório Biote.

Nuno Nabian, líder da APU-PDGB, partido que tem um acordo de incidência parlamentar com o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que está no atual Governo, agradeceu o apoio do PRS pela "decisão sábia" e que "não foi fácil".
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e interiores"Estou contente com a decisão e tenho a certeza absoluta que a 24 de Novembro Nuno Nabian será o Presidente da Guiné-Bissau. Com eleições livres, justas e transparentes não há como ganharmos", disse o líder da APU-PDGB.

Nas últimas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, realizadas em 2014, Nuno Nabian disputou a segunda volta com o atual Presidente guineense, José Mário, na altura apoiado pelo PAIGC.

Na altura a sua candidatura às presidenciais foi promovida e apoiada por Kumba Ialá, fundador do PRS.
Nuno Nabian disse também aos guineenses que é preciso eleger um Presidente que una as pessoas e que ele é o único em condições de o fazer, salientando a necessidade de fazer pontes e dialogar para estabilizar a Guiné-Bissau.

O candidato deve apresentar a sua candidatura no Supremo Tribunal de Justiça guineense na sexta-feira.

As eleições presidenciais da Guiné-Bissau realizam-se em 24 de Novembro, a segunda volta, caso haja necessidade, vai decorrer em 29 de Dezembro.
Rispito.com/Lusa, 18-09-2019

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olhe toda minha gente do POVO BOM bissau-guineense, efetivamente, todas as contas feitas, a aceitação desta mais uma “jogada” habitual dos Prs’sitas pelo Sr. Nuno Nabian e toda atual Direção dos Apuanos mostra bem claramente é, apenas o seguinte.

    O Sr. Nuno Nabian e sua atual Direção entraram na atual COLIGAÇÃO DA MAIORIA ABSOLUTA PARLAMENTAR e, desta, o emanado GOVERNO DE COLIGAÇÃO, talvez, sem terem TOMADO A CONSCIÊNCIA E ADOTADO UMA POSIÇÃO POLÍTICA CLARA E JUSTA (princípios e estratégia) diante do QUADRO POLÍTICO IMPERATIVO DE GOVERNAÇÃO DO PAÍS, ditado por dois fatores tendo determinado o curso dos acontecimentos políticos nos últimos quase 5 anos, aí, neste nosso “Tchon” que é a Guiné-Bissau do POVO BOM. Os dois fatores que são:

    (1) O HISTORIAL DA REALIZAÇÃO DA FINDA IX LEGISLATURA; o historial esse, tendo sido marcado pela prática de uma OPOSIÇÃO FUNDAMENTAL, caraterizada por uma animosidade antagónica e desta decorrente, pelos gestos políticos hostis de confrontações e agressões físicas contra os bens e as pessoas em atividades políticas no terreno (ataques contra as sedes regionais e nacional do PAIGC, invasão da sede e ataque contra os militantes delegados deste Partido em reunião no seu IX Congresso, pelas Forças de Segurança de Estado etc.); confrontações e agressões físicas essas, tendo tido lugar entre as lideranças e formações políticas bissau-guineenses, constituídas em DOIS BLOCOS DE OPOSIÇÃO POLÍTICA muito dificilmente conciliáveis;

    (2) OS RESULTADOS ELEITORAIS DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DO DIA 10 DE MARÇO DE 2019; resultados esses, tendo ditado o QUADRO POLÍTICO IMPERATIVO DE GOVERNAÇÃO da Guiné-Bissau durante todos os próximos 4 anos, sobre os quais se estenderá a presente iniciante X Legislatura, por uma ESTRUTURA COLIGADA.

    O resultante desta situação política toda, ditado efetivamente por estes dois fatores, é, e/ou devia ser, evidentemente, a TOMADA DA CONSCIÊNCIA E A ADOÇÃO DE UMA POSIÇÃO POLÍTICA (princípios e estratégia) que se fundamenta no reconhecimento e aceitação da imperatividade da garantia e opção pela adoção, por todos os atores políticos membros da ESTRUTURA COLIGADA a criar (a atual Coligação da Maioria Absoluta Parlamentar), na execução de todos os seus gestos e atos políticos, em todos os momentos do seu exercício político e em geral, da ATITUDE E COMPORTAMENTO POLÍTICOS DO RESPEITO IRRESTRITO E A APLICAÇÃO ECRUPULOSA, DE TODOS OS PRINCÍPIOS DO FUNCIONAMENTO DEMOCRÁTICO; DOS TRÊS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONAMENTO PARTIDÁRIO NOS REGIMES DA DEMOCRACIA PARLAMENTAR REPRESENTATIVA E DE ESTADO DE DIREITO; E DE TODAS AS LEIS DA REPÚBLICA (incluindo compromissos políticos locais e internacionais assumidos).

    Eis a “coisa” todos meus conterrâneos (Mulheres e Homens), toda minha gente do POVO BOM bissau-guineense; a “coisa” que não terá sido entendida pelo Sr. Nuno Nabian e toda a atual Direção Superior do seu Partido; “coisa” demonstrada pela realização deste gesto da assinatura de um Acordo APU-PDGB/PRS aqui em pauta; a assinatura que agora segue, o outro gesto semelhante, antes realizado com o PAIGC + outros 2 Partidos, fazendo desta mesma formação (APU-PDGB), até aqui, um dos membros da ESTRUTURA COLIGADA, criada para governar o país no decorrer desta nossa presente iniciante X Legislatura, do início ao fim. Para governar 4 anos na Estabilidade.

    Voilà, todos meus conterrâneos (Mulheres e Homens), toda minha gente do POVO BOM bissau-guineense, onde está o fulcro do problema portado por este gesto mau, ou mau gesto. O fulcro do problema, fora do qual, todo o resto é só blablá; pena, triste e chocante.

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita


    PS.: Com efeito, enquanto o lado dos Prs'sistas, a "coisa" é já bem conhecida. Estes simplesmente querem é, mais uma n'vezes, governar, sem terem ganha eleições nenhumas.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  3. Gabú Sara

    O Senhor Nuno Nabian só pode estar doente (de Cabeça, claro!)! Como poderá um Partido Histórico como o PAIGC, abdicar de Apresentar o seu Próprio Candidato e apoiar Candidato de um Partido que Nasceu ONTEM? Aceitando estas condições, Teremos a Certeza Absoluta de que o DSP é um INFILTRADO que veio para ACABAR DEFINITIVAMENTE com O PAIGC! Só pode!E isso seria a MORTE POLÍTICA do ARTISTA DSP! O DSP que saiba que tem o APOIO INCONDICIONAL do PAIGC,mas se TRAIR o PAIGC...ele terá o TROCO que MERECE!Ele e TODOS OS INFILTRADOS que andam por aí no PAIGC! Não é ameaça, mas sim um AVISO MUITO SÉRIO e IMPORTANTE!
    Voltando ao ACORDO APU/PRS,na minha modesta opinião, este acordo só vem CONFIRMAR AQUILO QUE TODA A GENTE SABE! O PRS é um PARTIDO CONFUSIONISTA e TRIBALISTA que NÃO OLHA A MEIOS PARA ATINGIR OS FINS(PODER)! Porque Razão (o PRS) DESCARTA SEMPRE os seus MILTANTES (Tcherno Djaló e não só!) de OUTROS TRIBOS no ACESSO AO PODER (no Partido e não só!)? E mais, esta frase,"...Depois de uma análise profunda chegámos à conclusão que partilhamos(somos) (d)a mesma casa(etnia) e temos de andar juntos", do senhor Certório Biote, diz tudo! Só não vê...quem não quer mesmo!
    Portanto, a partir daqui, PEÇO a TODOS OS GUINEENSES SENSATOS que NÂO VOTEM NO CANDIDATO Nuno Nabian e Umaro Sissoco porque REPRESENTAM O TRIBALISMO na sua ESSÊNCIA! Os dois, SÃO UM PERIGO PARA A UNIDADE NACIONAL E A ESTABILIDADE DO PAÍS!
    Que Deus abençoe a GUINÉ-BISSAU!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público