domingo, 3 de novembro de 2019

CEDEAO reconhece Aristides Gomes como Primeiro-ministro legítimo

A comitiva da CEDEAO, que esteve em Bissau para ajudar a solucionar a crise  política vigente na Guiné-Bissau, reconheceu Aristides Gomes como o Primeiro-ministro legítimo do país, bem como ameaçou de sanções os que tentarem perturbar a eleição presidencial de Novembro.

Aristides Gomes é o primeiro-ministro legítimo da Guiné-Bissau.Quem perturbar a organização de eleições presidenciais será sancionado. As eleições presidenciais devem ter lugar impreterívelmente no dia 24 de Novembro.

Estas são as principais conclusões da missão ministerial da CEDEAO que se deslocou domingo à Bissau.

A missão reuniu-se com José Mário Vaz, Presidente cessante da Guiné-Bissau, bem como, com Aristides Gomes,a comissão nacional de eleições e os representantes da comunidade internacional sedeados em Bissau.

 A missão não referiu no comunicado final o teor da conversa mantida com José Mário Vaz, mas fontes da CEDEAO indicaram à RFI que o Presidente cessante terá dito à missão que mantem a sua decisão de nomear Faustino Imbali, primeiro-ministro.

Uma cimeira extraordinária de chefes de Estados e de Governos do espaço CEDEAO terá lugar na sexta-feira, dia 08, no Níger, para justamente tomar uma posição quanto a crise politica na Guiné-Bissau.

No imediato, a CEDEAO confirmou Aristides Gomes como Primeiro-ministro, felicitou os 12 candidatos às eleições presidenciais  e pediu que a campanha eleitoral, iniciado no dia 2 de Novembro, decorra dentro de um espirito de não-violência.

A comitiva da CEDEAO enalteceu a postura de neutralidade das Forças Armadas, perante  mais uma crise politica, no país da África ocidental.
Rispito.com/RFI, 03-11-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público