sábado, 28 de dezembro de 2019

CNE determinado em garantir eleições transparentes e resultados credíveis

O presidente da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, José Pedro Sambú, afirmou estar determinado em garantir eleições "livres e transparentes" na segunda volta das presidenciais, a realizar domingo, e apresentar resultados "justos e credíveis".

"A Comissão Nacional de Eleições reafirma de forma inequívoca a sua determinação em observar integralmente todos os parâmetros das democracias modernas e pluralistas", disse José Pedro Sambú, numa mensagem de apelo ao voto lida na sede da CNE, em Bissau.

Segundo José Pedro Sambú, a CNE está determinada em que a segunda volta das eleições de domingo tenham lugar "num ambiente de civismo e de exercício de cidadania, na certeza porém, de que as eleições serão livres e transparentes e os resultados serão justos e credíveis".

Para verificar a regularidade do processo, continuou José Pedro Sambú, o ato eleitoral de domingo vai ser acompanhado pela comunidade internacional através de missões de observação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, União Africana, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Organização Internacional da Francofonia, Organização da Cooperação Islâmica, Estados Unidos e parlamento britânico.

"Urge destacar que diferentes organizações da sociedade civil, congregadas numa célula de monitorização das eleições, estará no terreno e em toda a dimensão do território nacional para o acompanhamento das operações de votação e apuramento local", salientou.
Rispito.com/Lusa, 28-12-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público