segunda-feira, 2 de março de 2020

CEDEAO preocupada com interferência militar pede fim da anarquia

Guinea-Bissau Putsch nach Präsidentenvereidigungen (DW/B. Darame)A CEDEAO pede que se aguarde pela decisão judicial sobre as presidenciais e diz que não reconhece ninguém que atue fora da Constituição. Critica a intervenção dos militares, apelando ao fim da "anarquia" na Guiné-Bissau.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) regista com preocupação a interferência das forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau na crise política e pede que se abstenham do jogo político.

"Que se mantenham fora da arena política e observem uma posição de absoluta neutralidade em relação a todos os atores políticos", lê-se no comunicado datado de 1 de março, enviado à DW África nesta segunda-feira (02.03).

Para a CEDEAO, a crise agravou-se na Guiné-Bissau com a investidura de dois chefes de Estado fora do quadro legal e constitucional, numa altura em que a disputa sobre as eleições presidenciais está pendente no Supremo Tribunal da Justiça. A organização diz que a coexistência de dois primeiros-ministros está a minar os esforços em curso para tirar o país da crise política.

A comissão da organização sub-regional manifesta ainda a sua profunda preocupação com os graves riscos de conflitos internos com a deterioração da prolongada crise política e apela ao imediato das ações empreendidas, que considera serem sinónimo de anarquia.

"A Comissão da CEDEAO condena veementemente esses assaltos e outras ações que são contrárias aos valores e princípios democráticos compartilhados no espaço comunitário da CEDEAO.  Essas ações comprometem a ordem constitucional estabelecida e expõem todos os seus autores a sanções".

A CEDEAO reitera que não pode reconhecer os organismos criados fora do quadro legal e jurídico regularmente previstos pelas leis da Guiné-Bissau. E pede que se aguarde pelos contencioso eleitoral em curso no Supremo Tribunal da Justiça.

CEDEAO em sintonia com comunidade internacional
Na nota, a CEDEAO apela aos políticos que se abstenham dos atos que possam agravar a situação e comprometer a paz e a ordem constitucional e diz que está a trabalhar em sintonia com todos os parceiros internacionais da Guiné-Bissau para evitar apoiar processos não legais que possam pôr em causa a estabilidade e a paz na Guiné-Bissau e na sub-região.

"A Comissão da CEDEAO trabalhará em conjunto com todos os seus parceiros, em particular a União Africana, as Nações Unidas, a CPLP e a UEMOA, para evitar apoiar processos não legais que comprometam a estabilidade e paz no país e na região".

A Guiné-Bissau vive mais um momento de especial tensão política, depois de Umaro Sissoco Embaló ter demitido na sexta-feira (28.02) Aristides Gomes do cargo de primeiro-ministro e nomeado Nuno Nabian, que tomou posse no sábado.

Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor da segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau pela Comissão Nacional de Eleições, tomou posse simbolicamente como Presidente guineense na quinta-feira, numa altura em que o Supremo Tribunal de Justiça ainda analisa um recurso de contencioso eleitoral interposto pela candidatura de Domingos Simões Pereira.

Após estas decisões, registaram-se movimentações militares, com os militares a ocuparem várias instituições de Estado, incluindo a rádio e a televisão públicas, de onde os funcionários foram retirados e cujas emissões foram suspensas.

Cipriano Cassamá, que tinha tomado posse na sexta-feira (28.02) como Presidente interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado, renunciou ao cargo por razões de segurança.
A imagem pode conter: texto
A imagem pode conter: texto

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público