sexta-feira, 24 de abril de 2020

XXII Governo - República Portuguesa
O Governo português toma boa nota do comunicado hoje publicado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que reconhece a vitória do candidato Umaro Sissoco Embaló nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau e lhe pede que nomeie um novo Governo, tendo em conta os resultados das eleições legislativas. 

A CEDEAO tem desempenhado um papel destacado nos esforços regionais e internacionais no sentido de uma solução pacífica e inclusiva, promovendo a estabilidade na Guiné-Bissau. 

Portugal acompanha a CEDEAO na premência da clarificação institucional na Guiné-Bissau, com respeito pelos resultados eleitorais, quer das eleições presidenciais, quer das eleições legislativas. 

Exortamos os órgãos de soberania da Guiné-Bissau – Presidente da República, Assembleia Nacional Popular, Governo e Tribunais – a colaborarem para a estabilidade institucional, no uso das competências que lhes estão cometidas pela Constituição e no respeito dos princípios e valores do Estado de Direito. 

Portugal tem com a Guiné-Bissau uma relação de estreita amizade, solidariedade e cooperação, alicerçada na história e na partilha da mesma língua. E o seu único desejo é incrementar esses laços, como uma verdadeira parceria estratégica, virada para o futuro, assente em valores e interesses comuns e respeitando a soberania de cada um.
Rispito.com/Republica Portuguesa, 23-04-2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público