terça-feira, 25 de agosto de 2020

Juiz manda deter ministro dos Transportes da Guiné-Bissau


Um juiz da Guiné-Bissau mandou deter o ministro dos Transportes por suspeita de obstrução à

aplicação da lei num caso relativo à apreensão de um navio. Jorge Mandinga só se deverá pronunciar sobre o sucedido amanhã.

No despacho, com data de segunda-feira (24.08) e hoje (25/08/2020) confirmado pelo Ministério Público à Lusa, o juiz Alberto Leão Carlos salienta que "impendem sobre a pessoa do ministro fortes indícios da prática de um crime de obstrução à atividade jurisdicional, sendo ainda o autor moral pela sua atitude deliberada de um outro crime de desobediência". 

O caso remonta a 10 de agosto, quando o juiz mandou apreender o navio "As Pamira", da Maersk Line. Segundo o juiz, o chefe de gabinete do ministro, Júlio Azevedo, foi ter consigo para o informar que a decisão de apreender o navio já tinha chegado ao conhecimento do ministro e da "cúpula do poder", depois de o advogado da empresa os ter esclarecido sobre os acontecimentos. 

No despacho, o juiz refere também que o chefe de gabinete lhe terá dito que "quando assim acontecem as coisas pode haver lugar a ondas de perseguições". "Em resposta fiz entender ao senhor Júlio Azevedo que, sendo eu, um juiz de pleno exercício da judicatura e titular do processo, a minha decisão, que ordenou a apreensão do património da empresa requerida é para ser cumprida à letra, porque não carece de fundamentação legal", salienta. 

O juiz explica que recebeu, entretanto, uma carta do Instituto Marítimo Portuário na qual é referido que aquele organismo recebeu uma ordem direta do ministro para libertar o navio, na sequência de uma ordem "supostamente" dada pelo chefe do Governo, Nuno Nabiam. 

A referida ordem, continua o juiz, tinha "por fim zelar pelos superiores interesses do país em matéria de cooperação e colaboração com os tradicionais parceiros da Guiné-Bissau". 

Suspeitas de obstrução e suborno

No despacho, o juiz refere que sobre a empresa Maersk e os seus advogados existem também "fortes indícios" de serem "coautores materiais de crime de obstrução à atividade jurisdicional e de suborno, ambos previstos e puníveis com pena de prisão efetiva". 

Os agentes do Instituto Marítimo Portuário são também considerados, pelo juiz, "coautores materiais" por terem aceitado uma ordem ilegal. 

Além da detenção do ministro, o juiz ordenou também que sejam instaurados processos contra todos os "implicados na soltura ilegal" do navio e a apreensão imediata de um outro navio da empresa, denominado "Raquel-S, 1937". 

O juiz decidiu também pela "interdição total e imediata do embarque, bem como do acondicionamento dos contentores da requerida em qualquer que seja o navio enquanto não houver ordem judicial que disponha o contrário". 

O despacho do juiz foi também enviado para o "Conselho Superior de Magistratura Judicial e aos demais órgãos de soberania nacional em virtude da gravidade do sucedido", indica o juiz Alberto Leão Carlos. 

Ministro remete esclarecimentos para mais tarde
O ministro dos Transportes e Telecomunicações disse à DW África que só se vai pronunciar sobre o sucedido "quando sair o comunicado do Governo", previsto para amanhã de manhã.

A empresa Maersk agendou uma conferência de imprensa para hoje, às 17h00.
Rispito.com/DW, 25/08/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público