segunda-feira, 26 de abril de 2021

EDUCAÇÃO E OS RISCOS DE COLAPSO

Hoje estou aqui para falar de um aspeto muito importante! 
Aspeto que não só nos convida para uma analise profunda e meditação, como também requer a nossa rápida ação na busca de uma solução eficaz.

Tenho orgulho de nascer como guineense e dentro de um povo com a natureza humilde; com o seu sentimento amoroso; e com seu espirito  de solidariedade. 
O que não me deixa intranquilo neste momento, é a infelicidade do guineense estar a lidar com certa ligeireza perante algo bastante perigoso para a geração presente e futura da Guine Bissau. 
Falo de boa educação, ou a falta de um bom ensino escolar ou se quisermos: FALTA DE UMA BOA ESCOLARIDADE.
Falo-vos de um fator  importantíssimo na vida de uma pessoa, na dinâmica de uma sociedade e sobretudo no desenvolvimento de uma republica.
Falo-vos da educação no seu todo… um direito humano fundamental que emerge em cada um de nós como algo indispensável, mesmo em tempos de ditadura. Um direito inadiável mesmo perante resistência de uma violência que sinaliza algumas mudanças politicas em andamento.

Lembra-se, os seres humanos se distinguem de outros seres vivos, pela educação no seu termo geral, que regula o seu comportamento; e, particularizada pela educação escolar que evolui a mente cientifica e tecnológica, para desenvolver cada vez mais o seu espaço e alargar o seu horizonte do desenvolvimento.

Por isso mesmo, cada individuo que nasce com saúde e continua crescendo com saúde, deve usufruir de seu direito fundamental de ter a educação. Onde a aprendizagem deve ser ocupação primordial e obrigatória, de frequentar o ensino escolar..., Ir para escola para se envolver com o processo de formação integral necessária para todo e qualquer ser humano. Alias, olhando no sentido mais amplo, educação significa o meio de transferência dos hábitos, costumes e valores de uma geração para a geração seguinte”, onde a escola joga o papel fundamental.

Se assim é, fazendo um pouco exercício de pensar na qualidade da educação do estado guineense atual e no nível do decréscimo do ensino escolar onde estamos, certamente, não só ficamos com insónia do que hoje está acontecer, como também  preocupados com o paulatino colapso do estado da Guiné-Bissau, se a situação não for solucionado hoje e agora. 
Ha ditado que diz :
"Para destruir qualquer nação, não é necessário usar bombas atômicas ou lançar misseis de longo alcance. Basta apenas reduzir a qualidade da Educação e permitir que os estudantes façam cabulas nos exames:
Terminado os estudos, ao saírem todos mal formados, o resultado da má escolaridade e o peso da ignorância acabam de contribuir na destruição de toda a nação.
Quando os Pacientes nos hospitais continuarem morrer nas mãos dos médicos e enfermeiros mal formados: 
Os edifícios a cair  nas mãos dos engenheiros e arquitetos mal formados; 
Com perda do dinheiro nas mãos dos economistas e contabilistas mal formados- 
Pais perde confiança pela incapacidade de juízes nos tribunais e os advogados mal formados. 
E os cidadãos a serem mal governados nas mãos dos políticos mal formados".
Tudo isto demonstra que o colapso da Educação é o colapso de uma Nação.

Perante esta afirmação, tendo em conta o estado da nossa educação e a qualidade ensino nosso querido país, ainda agravado de sucessivos greves de últimos anos, qual é a sua sensação? qual é o nível da sua preocupação? 
Não estou aqui para atribuir responsabilidade singular nem de culpar um grupo em particular sobre esta longa greve da administração publica onde a setor de educação também faz parte. Mas quero pedir ao governo para acudir a central sindical. Que o governo saiba, ao existir problema, ignorar ou desprezar nunca é solução correta, aos invés disto, os problemas se resolvem enfrentando-os com empenho, dedicação e bom senso.
A continua falta de dialogo perante um desentendimento,  alonga a resolução do problema e os danos crescem.
Hoje ninguém sabe prever quantos médicos, engenheiros, professores e grandes estadistas estão a sofrer com atraso nos seus estudos e a serem penalizados com defeitos nas suas formações futuras.

A função que o Estado desempenha em nossa sociedade sofreu inúmeras transformações ao
passar do tempo. No século XVIII e XIX, seu principal objetivo era a segurança pública e a defesa externa em caso de ataque inimigo. Entretanto, com o aprofundamento e expansão da democracia, as responsabilidades do Estado se diversificaram. Atualmente, é comum se afirmar que a função do Estado é promover o bem- estar da sociedade. Para tanto, ele necessita desenvolver uma série de ações e atuar diretamente em diferentes áreas, tais como saúde, educação, meio ambiente.

A Guiné-Bissau sempre conheceu dificuldades cujo a culpa só tem o nome do próprio guineense. E se agora o guineense afirma na mudança em termos de governabilidade, que ela não seja de uma simples troca de cara, mas sim de ver os problemas sociais resolvidos. 
Porque quem apostar na mudança, a sua ambição, competição e comparação deve focalizar na visão de governações bem sucedidas sob pena de ser igualado com o mal estar habituado.
Samba Bari.
26 de Abril de2021

1 comentário:

  1. Mano qualquer mudanca passa necessariamente pela descentralizacao e consequente realizacao das eleicoes autarquicas inclusivas e depois vem o resto.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público