terça-feira, 13 de abril de 2021

USE acaba com apoio do governo a muçulmanos durante o Ramadão

A comunidade muçulmana da Guiné-Bissau não vai ver nenhum apoio por parte do governo durante o Ramadão. O governo costumava distribuir arroz e açúcar.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse esta segunda-feira que o governo não vai apoiar a comunidade muçulmana guineense com arroz e açúcar durante o Ramadão, que começa terça-feira no país. Segundo o chefe de Estado, que é muçulmano, a Guiné-Bissau é um Estado laico e não está inscrito no Orçamento Geral de Estado o jejum do Ramadão.

Não contem com nada do Tesouro Público para o Ramadão”, disse o Presidente, salientando que nada é distribuído à população na Páscoa e no Natal.

Umaro Sissoco Embaló, que falava na cerimónia de tomada de posse do conselheiro especial Luís Oliveira Sanca, desejou a todos os muçulmanos um bom Ramadão. Tradicionalmente, o governo guineense costumava distribuir arroz e açúcar à comunidade muçulmana do país durante o mês do Ramadão. O Ramadão começa terça-feira na Guiné-Bissau e deve terminar em 13 de maio.

A aparição da lua é o fator determinante para o início do Ramadão na Guiné-Bissau, onde persistem divergências entre as diferentes organizações representativas da comunidade muçulmana. O calendário muçulmano é orientado pela lua. Tem 12 meses que podem variar entre 29 ou 30 dias ao longo de um ano.

O Ramadão é o nono mês do calendário muçulmano no qual os fiéis são obrigados a praticar o jejum, cumprindo assim o segundo dos cinco pilares da religião islâmica. O jejum consiste em abstinência total de comer, beber, fumar, praticar sexo e praticar atividades lúdicas.

Durante o jejum, que vai do nascer ao pôr-do-sol, o fiel muçulmano deve rezar, visitar parentes, doentes, apoiar os necessitados, bem como ler de forma periódica o Corão.
Rispito.com/O Observador 13-04-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público