quarta-feira, 12 de maio de 2021




Ministério Público anuncia recuperação de 600 milhões de FCFA do FUNPI

A Procuradoria-Geral da República anunciou a recuperação, a favor do Estado, de 600 milhões de francos CFA do Fundo Nacional de Promoção Industrial(FUNPI).

A informação consta numa nota à imprensa do Ministério Público, enviada hoje à ANG, na qual esta instuição informa que a referida verba foi recuperada pela Comissão Interministerial para a Recuperação de Bens de Estado que iniciou a sua atividade em Abril do ano passado, no quadro do combate aos crimes de natureza económico-financeira, desencadeado pelo atual Procurador Geral da República.
Segundo a nota, o Procurador Geral da República, Fernando Gomes vai apresentar amanhã, quarta-feira, os resultados dos primeiros bens do Estado recuperados na Câmara Municipal de Bissau, Instituto Nacional e Segurança Social e na Direção Geral das Alfândegas.

O documento refere que durante o ato serão tornadas públicas as irregularidades e possíveis ilicitudes encontradas durante as sindicâncias feitas nessas instituições públicas, no que se refere a gestão de bens públicos.
“Com o mesmo propósito de recuperar o dinheiro e os bens de Estado em mãos alheias, neste momento decorre os trabalhos de inventariação e posterior elaboração de processos judicias, caso se confirmar ilicitudes na Direção Geral de Contribuições e Impostos”, refere a nota à imprensa.

Funpi, foi uma iniciativa lançada no quadro da parceria público-privada visando angariação de fundos, através de cobrança de taxas aos importadores da castanha de caju, que seiam aplicados na promoção industrial.

Após alguns anos de aplicação, e de angariação de “avultadas somas em dinheiro” a sua gerência registou irregularidades que deitaram por terra os objetivos da iniciativa.
Rispito.com/ANG, 12-05-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público