domingo, 27 de junho de 2021

Guiné-Bissau caminha para insustentabilidade de dívida pública.

Na sequência das denúncias feitas no Parlamento, o Ministro das Finanças confirma que a dívida pública da Guiné-Bissau, avaliada em 79% do PIB, caminha para a insustentabilidade.

O Ministro Aladje João Mamadu Fadia lamenta que, a situação tenha chegado a este ponto.Segundo ele foi ultrapassado o teto de 70% fixado pela UEMOA (União Económica Monetária da África Ocidental).

Mamadu Fadia afirmou que a situação já é do conhecimento do FMI que deixou desafios para o estabelecimento do Programa de Crédito Alargado com a Guiné-Bissau.

No que diz respeito aos aumentos salariais constantes feitos pelas reivindicações das Centrais Sindicais, Mamadu Fadia destaca a urgência das reformas associadas à transferência de Base de Dados do Ministério das Finanças para a Administração Pública.

O Ministério das Finanças da Guiné-Bissau disponibiliza mensalmente cerca de 6 mil milhões de francos (FCFA) para o pagamento de salários dos funcionários, pensionistas e reformados.
Rispito.com/RFI, 27-06-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público