quarta-feira, 2 de junho de 2021

NOMEAÇÃO DO OCANTE AGRAVA SITUAÇÃO NO INTERIOR DO MADEM

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, indicou, esta terça-feira (01.06), Aristides Ocante da Silva, alto dirigente do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), para o seu conselheiro especial, com regalias de ministro de Estado. Mas a nomeação de Ocante da Silva, mais uma depois de vários outres membros do presidium do MADEM-G15, sem consulta prévia ao coordenador Nacional do partido, está a ser encarada no seio daquela formação política, com "uma cartada decisiva" de alguns dirigentes do "G-15" para "obstaculizar" as estratégias de Braima Camará na presente crise interna, soube o jornal Ültima Hora, sitado pelo CNEWS. 

Segundo apurou o jornal, Aristides Ocante da Silva foi designado, dia 31 de maio, na reunião da Comissão Permanente do MADEM-G15 como redactor da comissão criada e que deverá analisar todas as questões levantadas pelos quadros e jovens do partido, contra a aliança governativa. As referidas questões, segundo a fonte do Ultima Hora, devem ser remetidas à Comissão Política para que este avalie e decida se estão reunidas as condições para continuar ou sair do Governo.

Horas depois da criação da Comissão, o Chefe de Estado nomeou para o cargo de Conselheiro, Aristides Ocante da Silva, numa Comissão a ser presidida por Abel da Silva, outro que foi nomeado, por Umaro Sissoco Embaló, há mais de um mês, para chefe de Casa Civil da Presidência da República.

Com essas nomeações, sabe o Ultima Hora, crescem suspeitas no MADEM-G15 e com a desconfiança de que essas nomeações sejam estratégicas e com o objectivo de fragilizar as pretensões de Braima Camará, tendo em conta que crescem expectativas que, um trabalho isento originará a saida do partido na coligação governativa. 

Fontes do Movimento para Alternância Democrática garantiram ao jornal que, "a criação da Comissão foi possível graças a persistência do Coordenador do Partido, que entendeu que, mesmo havendo vontade de não instalar crise, as exigências dos jovens e quadros deviam imperativamente ser analisadas pela Comissão Política". 

Numa crise em que, Soares Sambú e Marciano Silva Barbeiro estão a ser considerados "suspeitos" no partido, a entrada de Aristides Ocante para a lista, foi rapidamente considerada a entrada de Umaro Sissoco para proteger o "seu" vice-Primeiro-ministro. 

Desde que assumiu ás funções de vice-Primeiro-ministro e Coordenador da área Económica, Soares Sambú viu deterioradas as suas relações com o Coordenador do MADEM-G15 que acredita que, grosso das decisões de Umaro Sissoco Embaló em relação ao partido tenha sido influenciado pelo mesmo. As suspeitas cresceram quando o vice-Primeiro-ministro não tomou parte na reunião do dia 31, mas no sentido contrário estavam lá todos os membros do Governo com assento naquele örgão. 

Em principio Aristides Ocante aceita as funções e deverá tomar posse esta quarta-feira (02 06) como conselheiro de Umaro Sissoco Embaló. Do lado do MADEM-G15, não se sabe qual será a reacção, mas tal como não se fez a oposição às nomeações anteriores, também não haverá qualquer reacção nessa. 

Contudo, as estratégias de Umaro Sissoco Embaló estão a ser fortemente criticadas. 
Por Última Hora

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público