segunda-feira, 5 de julho de 2021

CEDEAO vai enviar peritos para a Guiné-Bissau para apoiar revisão constitucional

O presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e chefe de Estado do Gana, Nana Akufo-Addo, anunciou hoje o envio para a Guiné-Bissau de peritos daquela organização para dar assistência na revisão constitucional.

Nana Akufo-Addo falava durante uma declaração conjunta com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, no final de uma visita de algumas horas realizado Bissau.

Nas declarações à imprensa, o chefe de Estado ganês disse que sempre que se deslocou a Bissau foi para "encontrar solução para crises".

"Estou contente por esta visita amigável e felicito-os pelos progressos que têm vindo a ser feitos, que espero que continuem e por isso a CEDEAO decidiu enviar peritos para dar assistência à revisão constitucional", disse.

O chefe de Estado ganês afirmou também que a visita reflete o aprofundamento das relações de cooperação entre o Gana e a Guiné-Bissau.

O parlamento da Guiné-Bissau deveria ter iniciado em maio o debate do projeto de revisão constitucional, mas o ponto foi retirado da agenda, após os líderes parlamentares de todas as bancadas terem questionado sobre a pertinência de o assunto ser debatido neste momento e nos moldes em que foi proposto.

Segundo a atual Constituição, a iniciativa de revisão da Constituição cabe ao parlamento e as propostas de revisão têm de ser aprovadas por maioria de dois terços dos deputados que constituem a Assembleia Nacional Popular, ou seja, 68 dos 102 parlamentares.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, constituiu no ano passado uma comissão para apresentar uma proposta de revisão da Constituição ao parlamento, mas paralelamente a Assembleia Nacional Popular (ANP) tem a já decorrer um anteprojeto no mesmo sentido.

O anteprojeto da Assembleia Nacional Popular (ANP) está atualmente em fase de divulgação e de recolha de propostas de alteração.
Rispito.com/RTP Africa, 05-07-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público