sexta-feira, 2 de julho de 2021

Investigação do SEF prende funcionário consular em Bissau e um agente de futebol

Condenados a seis e dois anos de prisão, respetivamente
Um funcionário da embaixada de Portugal em Bissau e um agente de futebol foram condenados a seis e dois anos de prisão, respetivamente, após uma investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, informou o órgão policial.

O funcionário da secção consular da embaixada portuguesa na Guiné-Bissau, de 41 anos, foi condenado a seis anos de prisão pela prática de um crime de falsidade informática e cinco de corrupção passiva, um deles agravado.

Segundo um comunicado do SEF, o funcionário, que se encontra em prisão preventiva desde dezembro, aproveitou-se das suas funções para simular a emissão de vinhetas de vistos a cidadãos guineenses que, depois, anulava informaticamente, o que lhe permitia ficar com vinhetas em branco que vendia por quantias elevadas.

As vinhetas eram, depois, preenchidas de forma fraudulenta e colocadas em passaportes, autorizando os seus titulares a entrar na Europa.

A investigação do SEF teve origem numa informação proveniente das autoridades alemãs, que detetaram sete cidadãos iranianos, no aeroporto de Frankfurt, a tentar entrar no espaço Schengen com algumas dessas vinhetas.

Um desses vistos foi, também, detetado no aeroporto de Barcelona.

Já o agente de jogadores de futebol, de 57 nos, foi condenado a dois anos de pena suspensa, mediante pagamento de uma quantia monetária definida pelo tribunal a uma instituição de solidariedade social, pela prática de um crime de corrupção ativa agravado.

O agente corrompeu o funcionário consular, logrando, com isso, a obtenção de vistos de jogadores de futebol que entraram em Portugal para jogar num clube da I Liga, explica o comunicado do SEF.
Rispito.com/Record, 02/07/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público