segunda-feira, 5 de julho de 2021

MP quer ouvir Domingos Simões Pereira como arguido

Ministério Público da Guiné-Bissau pede o levantamento da imunidade parlamentar do deputado Domingos Simões Pereira. Líder do PAIGC é acusado de diversos crimes, entre eles corrupção e incitamento à guerra.
O Ministério Público (MP) guineense quer que o deputado e líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) seja ouvido como arguido pelos alegados crimes de incitamento à guerra, delapidação dos recursos pesqueiros, corrupção, peculato, falta de transparência na atribuição de contratos públicos, entre outros.

Segundo um despacho da vice-procuradora-geral da República, Manuela Lopes Mendes, datado de 24 de junho, a que a DW teve acesso este domingo (04.07), o MP quer ouvir o deputado e antigo primeiro-ministro na qualidade de suspeito nos autos referenciados, por isso, notificou a Assembleia Nacional Popular para permitir o levantamento da imunidade parlamentar de Simões Pereira para que possa ser interrogado.

Entretanto, a Comissão da Ética do Parlamento já chumbou o pedido, mas por ser um parecer não vinculativo, a plenária poderá discutir e votar o pedido nesta segunda-feira (05.07). O PAIGC, que ganhou as últimas legislativas, perdeu a maioria parlamentar e está na oposição.

Domingos Pereira diz que não vai permitir que ponham em causa a sua liberdade, só porque querem calar uma voz critica que tem feito denuncias de corrupção no país.

"Ouvi dizer o PGR está a trabalhar no sentido de colocar em causa a minha imunidade parlamentar. Mas quero deixar claro que enquanto cidadão, enquanto líder político e deputado da nação não tenho a intenção de permitir que ninguém retire os meus direitos políticos e liberdades enquanto cidadão. Nunca devemos esquecer que a democracia nos dá a liberdade de resgatar e defender o nosso direito", defende Simões Pereira.

Está marcada para esta segunda-feira uma conferencia de imprensa do Coletivo de advogados de PAIGC para se pronunciar sobre o pedido de audição do presidente do partido.

O jurista Luís Vaz Martins diz que o pedido é uma perseguição política para humilhar o líder do partido: "É triste ver uma vice-procuradora-geral da República a faltar com a verdade num despacho. Quem leu o despacho e for consultar a Constituição da República e o regimento do Parlamento, vai ver que é uma barbaridade. É a continuidade da perseguição política contra o indivíduo que já foi alvo de mandado de captura sem nenhum processo de acusação formal".

Outro jurista e deputado de MADEM-G15, partido no poder, confirma que o Parlamento recebeu o requerimento do MP. Nelson Morreira diz não concordar com "a perseguição política”, "mas pelos vistos há matéria para ele ser ouvido”.

"Portanto, defendo que se houver necessidade de o Ministério Público ouvir qualquer deputado, Parlamento deve levar a sua imunidade para ser ouvido. Não podemos permitir que os deputados recorram à imunidade para cometer crimes", afirma Moreira.

Analistas políticos acreditam que a tentativa de deter o líder do PAIGC poderá ser efetivada nos próximos dias pelo Ministério Público.

Em dezembro do ano passado, a Procuradoria-Geral da República lançou um mandado de captura internacional contra Domingos Simões Pereira, quando se encontrava em Portugal. Em março, Simões Pereira regressou a Bissau e o MP ficou em silêncio até passado dia 24 de junho, quando decidiu entregar o pedido de levantamento da imunidade parlamentar ao líder do PAIGC. 
Rispito.com/DW, 05-07-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público