sexta-feira, 2 de julho de 2021

Governo da Guiné-Bissau acusa RTP e RDP África e a SIC de "ingerência" política


Governo guineense fala de "ódio instigado, desentendimentos induzidos, conflitualidade e instabilidade política geradas no país" pelos órgãos de comunicação social.
O governo da Guiné-Bissau acusou a RTP e RDP África e a SIC de “ingerência” e de “intervenção política“, responsabilizando aqueles órgãos de comunicação social por “parte substancial” da instabilidade política no país.

“Através da ingerência inaceitável e de uma intervenção política ativa — quotidiana, militante e facciosa — nas contendas políticas havidas na Guiné-Bissau, a RDP-África, a RTP-África e a SIC são credoras de uma parte substancial do ódio instigado, dos desentendimentos induzidos, da conflitualidade e da instabilidade política geradas no nosso país”, refere, em comunicado, o governo guineense. O comunicado foi divulgado pelo porta-voz do governo e ministro do Turismo, Fernando Vaz.

A permanente e sistemática violação de princípios democráticos básicos e universalmente consagrados, que regem relações internacionais, desonrando o Estado da Guiné-Bissau, as suas instituições soberanas e os seus cidadãos atingiu o limite do tolerável, razão pela qual o governo da Guiné-Bissau manifesta o seu repúdio e protesto pela persistência destes órgãos de comunicação em destruir a amizade que une os nossos povos e estados”, pode ler-se.

No documento, o governo guineense admite que “será obrigado a tomar medidas apropriadas e ajustadas” casos aqueles órgãos de comunicação social “persistam em ofender direitos dos cidadãos“, insistam na “violação de princípios democráticos universais, no incentivo à prática de injúrias, difamações e calúnias” e na “promoção do ódio, conflitualidade e da instabilidade política”.

O governo da Guiné-Bissau considera também que aqueles órgãos de comunicação social se “têm assumido como atores políticos ativos na Guiné-Bissau, comportando-se como órgãos de comunicação oficiosos de um dos partidos políticos da Guiné-Bissau, que teimam em denegrir o bom nome do país“.

Aqueles dois órgãos de comunicação também são acusados de, desde 2015, assumirem “comportamentos desrespeitosos para com o anterior e o atual chefe de Estado da Guiné-Bissau, praticando e incentivando a prática de injúrias, difamações e calúnias que desonram o primeiro magistrado da Nação guineenses e vários dos seus cidadãos”.

O atual chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, suspendeu as atividades e emissões da RTP e RDP África na Guiné-Bissau entre julho e novembro de 2017.
Rispito.com/Observador, 02/07/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público