quarta-feira, 7 de julho de 2021

Partidos politicos do espaço de concertação social democrática recomendam adoção de medidas com vista a reverter o endividamento público

O porta voz dos deputados dos partidos politicos do espaço da conscertação social democrática, composto pelo PAIGC, APU-PDGB e UM, com assento no parlamento recomenda ao governo a adoção de mecanismos ou instrumentos com vista a reverter o quadro prevalecente, relativamente ao endividamento público.

Segundo Helder Barros, a taxa de endividamento público situa-se na ordem de 79 por cento do Produto Interno Bruto, enquanto que a média estipulada da sub-região é de 70 por cento.

Esta situação, de acordo com Barros, pode levar ao país a bancarrota, se os gastos continuassem a ser feitos da mesma forma como tem sido até aqui.

As recomendações do grupo foram tornadas públicas hoje numa conferência de imprensa, realizada em jeito de balanço da III sessão ordinária da X legislatura que teve inicio no passado dia 25 de maio e que terminou no dia 05 de julho.

Hélder Barros disse que durante esse período vários assuntos foram debatidos, com destaque para a questão da greve na Função Pública e dos combatentes da liberdade da pátria, e que culminaram com a criação de uma comissão parlamentar para recolher infomações sobre a real situação dos antigos combatentes, a serem apresentadas aos deputados na IV sessão.

O deputado da bancada do PAIGC disse lamentar o facto de, só após sete meses de greve, com o ano lectivo escolar quase “nulo” é que o chefe do governo vem reconhcer que os sindicatos têm razão em todas as suas reivindicações.

O aumento dos preços de produtos da primeira necessidade no país, foi outro assuntos abordado nesta conferência de imprensa, e sobre o qual o porta voz disse que a subida dos preços têm a ver com o aumento e surgimento de novas taxas e impostos derivados do que diz ser “ irresponsabilidade” da aprovação do Orçamento Geral do Estado, com indexação de “subsídios milionários” aos titulares de órgãos da soberania.

Hélder Barros denunciou o suposto desvio de “ 400 toneladas” de pescado no Ministério das Pescas, facto, que segundo ele, demostra a falta de compromisso e de seriedade deste “dito” governo para com o povo guineense.
“O PAIGC, APU-PDGB e UM assistem a incompetência do actual executivo que não consegue garantir a emissão do Bilhete de Identidade, há mais de duas semanas, violando fragrantemente os direitos civis dos cidadãos”, acusou o deputado.

O porta voz dos deputados dos quatro partidos do Espaço da Consertação Social Democratica com assento parlamentar condenou as recorrentes acções violentas das forças de segurança ocorridas em Cumtuba, Bidjine, Cossé e na Cidade de Bafatá onde segundo afirma, foram violadas todas as regras e os direitos de cidadãos que exigem o fornecimento da energia eléctrica naquela região leste do país.

Qualificou a obrigação de mergulho dos jovens em água lamacenta, de um verdadeiro acto de violação dos Dirietos Humanos e de humilhão, por isso exige a demissão do Ministro do Interior, do Comissário da Policia de Bafatá, e de todos os agentes envolvidos nesse “acto vergonhoso”

O porta voz ainda exigiu esclarecimentos sobre a alegada assinatuta de um acordo para exploração do petróleo com uma empresa com sede em Dubai ,no dia 17 de junho de 2021, porque, diz, “o povo precisa de saber a verdade, pós ninguém tem o direito de hipotecar o futuro do país por intereeses inconfessáveis e obscuros”.
Rispito.com/ANG/LPG/ÀC//SG, 07/07/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público