quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Deputado José Carlos Macedo disse que foi ameaçado por Umaro Sissoco Embalo

03 de Agosto de 2021, no encerramento do reunião da Comité Central do Partido MADEM-G15, convocada para discutir a situação política do país, o deputado da nação José Carlos Macedo (Zé Carlos) denunciou que, foi ameaçado no telefone pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

"A quando do meu discurso no parlamento, eu disse bem claramente que não estou de acordo com nomeação do vice-primeiro-ministro, Soares Sambú e nem vou apoia-lo, porque este cargo não existe na constituição da República da Guiné-Bissau. E após o meu discurso, o presidente da República me ligou e ameaçou-me".
O rosto dos problemas no MADEM G-15 é Soares Sambú (vice-primeiro-ministro e também dirigente do partido). Falei disso no parlamento e questionei Quando é que temos na nossa constituição (a figura de) vice-primeiro-ministro"? lembrou, para de seguida denunciar "Sabem o que se passou? O presidente (da República - Sissoco Embaló) telefonou e ameaçou-me, pedindo que eu me cuidasse", denunciou. A denúncia de Macedo continua: "Depois das intervenções dos deputados (do MADEM-G15) Manuel Nascimento Lopes (Manelinho) e Cipriano Mendes Pereira (Nhina), o presidente telefonoue ameaçou-os", disse. O deputado questionou as qualidades de Umaro Sissoco Embaló: "Mas que tipo de presidente temos, que am ça os deputados ao telefone? Até ao ponto de me ameaçar, mandando a miúda para se envolver comigo, para assim me levantarem a imunidade parlamentar", concluiu.

De recordar que o chefe de Estado guineense nomeou Soares Sambú já há um ano, como vice-Primeiro-Ministro, uma função que não está prevista na constituição da República. Após essa nomeação, vários guineenses suspeitaram que o presidente da República, já não quer trabalhar com o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, por isso inventou o cardo de vice-primeiro-ministro.

Umaro Sissoco Embaló foi membro e candidato apoiado pelo Madem-G15 nas últimas eleições presidenciais.
Rispito.com, 04/08/2021

2 comentários:

  1. Yca sta na constituicon modelo de elenco governamental nin tam pouco se y dibidi ten ou nao fig.de vice- primeiro ministro.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público