segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Educação na Guiné-Bissau não é prioridade porque interessa manter "sociedade ignorante"

O analista guineense Diamantino Domingos Lopes defendeu que a educação pública na Guiné-Bissau piorou porque não é uma prioridade e há interesse em "manter a sociedade ignorante" e perpetuar um sistema "criminoso e corrupto".

"Uma sociedade responsável, um Governo consciente sabe que a transformação se faz pela educação. Quem se educa são os recursos humanos que são o principal produto, o principal recurso, a principal riqueza e esse produto precisa de ser bem treinado, precisa de ter uma boa constituição para dar resposta aos desafios do desenvolvimento", afirmou o sociólogo guineense.

O setor da educação na Guiné-Bissau é há vários anos "o parente pobre" do país, apesar de a maior parte da população ser jovem.

Atingido por sistemáticas greves dos professores, a pandemia provocada pelo novo coronavírus ainda afetou mais o setor com anos letivos anulados ou prolongados. Há jovens que estão há dois anos para passar de ano, mesmo com notas positivas, segundo testemunhos feitos à Lusa.

Desorganizado, o sistema de educação público não oferece garantias e quem tem algum dinheiro acaba por inscrever os filhos no setor privado, onde lecionam muitos dos professores do setor público.
"Não é uma prioridade, porque visa manter o `status quo`, uma sociedade ignorante, que bate as palmas aos infratores, aos criminosos, aos corruptos", afirmou o analista.
"Portanto, mantendo este `status quo`, o sistema continua a funcionar", disse.

Para o analista, é preciso compreender-se que uma sociedade esclarecida promove o "desenvolvimento, a democracia, o Estado de Direito, porque terá oportunidade de ter noção das coisas" e conhece os seus direitos e o que "vale para o país".

"Neste momento, o que acontece é que se faz passar uma ideia de que há certas figuras que são vetores do desenvolvimento do país e que algumas pessoas não contam, por exemplo, as bases. Quer dizer, entregamos o futuro do país, o nosso futuro, o nosso bem-estar, a um grupo de pessoas", afirmou.

Segundo Diamantino Domingos Lopes, continua a prevalecer a ideia de haver um "revolucionário salvador e isso não é justo" porque "cada um deve dar a sua parte para desenvolver o país".

"Essa é a consciência que se deve incutir na sociedade, mas isso faz-se com educação. Negando a oportunidade de escola a um grande número de pessoas na sociedade, vai-se mantendo o `status quo` e vamos continuar a olhar para essas pessoas como figuras importantes, que com um piscar de olhos podem transformar a sociedade, o que não é verdade", disse.
Rispito.com/RTP Noticias, 02-08-20321

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público