segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Liga dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau denuncia tentativa de assassínio de advogado

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denunciou (31.07) que o seu antigo presidente e advogado Luís Vaz Martins foi vítima de uma tentativa de assassínio.
A organização não-governamental dos direitos humanos fez a denúncia numa publicação na sua página oficial na rede social Facebook.

"A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denuncia e condena veementemente a tentativa de assassínio de Luís Vaz Martins ativista e advogado, minutos depois de ter saído do Debate Nacional, da Rádio Capital FM", refere a publicação.

Segundo a vítima, citado na nota da Liga, "um grupo de pessoas que seguia de uma viatura de matrícula estrangeira embateu três vezes contra o seu automóvel na tentativa de lhe provocar um acidente fatal, na via que liga o Bairro Militar a Antula, em Bissau" 

A LGDH qualifica como "covarde e gratuita aquela tentativa de silenciar as 'vozes dissonantes com o propósito de instalar um regime totalitário na Guiné-Bissau'. 

A organização defende a abertura de um "inquérito célere e transparente" para identificar e consequente punição dos autores daquele "ato criminoso". 

Na nota, a Liga expressa também "total solidariedade" com o advogado e responsabiliza as "autoridades nacionais pela sua vida e integridade física".

Antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Luís Vaz Martins integra o coletivo de advogados do antigo primeiro-ministro guineense Aristides Gomes e da ex-ministra da Justiça Ruth Monteiro, entre outros.

A Rádio Capital FM, critica do poder na Guiné-Bissau, foi vandalizada há um ano.
Rispito.com/DW, 02/08/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público