domingo, 8 de agosto de 2021

Umaro Sissoco Embaló ameaça Luís Vaz Martins com processo judicial

Presidente da Guiné-Bissau ameaçou este sábado (07.08) processar judicialmente o advogado e ativista Luís Vaz Martins, que o responsabilizou publicamente pela tentativa de assassínio de que foi alvo.
"Não conheço este senhor e não tenho nenhum interesse em matá-lo. Se ele fez estas acusações vou levá-lo a tribunal para que prove que eu estou por detrás da tentativa do seu assassinato", disse o chefe de Estado guineense, questionado pelos jornalistas sobre a acusação do ativista.

O ativista de direitos humanos e advogado Luís Vaz Martins acusou quinta-feira (05.08), após ter sido ouvido na comissão especializada do Parlamento para a defesa e segurança, o Presidente guineense de ser responsável pela tentativa de assassínio de que foi alvo há oito dias.

Umaro Sissoco Embaló falava aos jornalistas após uma reunião com os régulos de diferentes regiões do país. O chefe de Estado guineense disse também que o ativismo pelos direitos humanos não se faz na sede dos partidos ou a insultas as pessoas nas rádios.

"Alguém vai beber álcool ou ter com a mulher de outro na rua e, em consequência, envolve-se numa briga e depois dizem que o Presidente o quer matar. Se eu quiser matar tenho formas. Deus deu-me todo o poder hoje e o único poder que não me deu é o de tirar vidas das pessoas, eu sou contra matar", disse.

Umaro Sissoco Embaló frisou também que existem câmaras de vigilâncias por toda a parte da capital Bissau. "Se na verdade aconteceu esta situação, o visado deveria ir à Polícia Judiciária que tem competência de lidar com o assunto do género e não à comissão especializada do parlamento".

Relação com coordenador do MADEM-G15
Na mesma ocasião, Umaro Sissoco Embaló afirmou não ter nenhum problema com o coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará. 

"Qual é o problema que tenho com o Braima Camará? O que é que o chefe de Estado pode ter com o Braima Camará? Por favor deixam isso", disse o chefe de Estado, quando questionado pelos jornalistas sobre a sua relação com o coordenador nacional do MADEM-G15, que apoio à sua candidatura às presidenciais. 
Rispito.com/DW, 08/08/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público