segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Guiné-Bissau prolonga estado de calamidade até 10 de outubro

O Governo da Guiné-Bissau prolongou este domingo (26.09) o estado de calamidade no país até 10 de outubro devido à pandemia de Covid-19, segundo um decreto divulgado à imprensa. País enfrenta greve no setor da saúde.
No decreto, o Governo explica que, apesar de nos últimos dias ter sido registado um decréscimo do número de novos casos e mortes diárias, a "taxa de positividade" constitui ainda "motivo de preocupação, assim como o número de doentes internados", que continua elevado.

"Aliás, o nível de internamento está acima de 50% da capacidade nacional, o que nos coloca numa situação de rutura iminente, razão pela qual ainda se revela necessário assegurar a redução da propagação do vírus para um nível controlável, sob pena da situação se descontrolar a qualquer momento", salienta o Governo.

O decreto mantém a máscara como de uso obrigatório para pessoas com idade superior a 11 anos na via pública, espaços fechados de acesso público, transportes coletivos de passageiros, estabelecimentos de ensino e mercados.

O Governo recomenda também aos serviços públicos e privados a dispensar funcionários ou trabalhadores não essenciais, "salvaguardando o seu vínculo laboral e todos os direitos inerentes".

O decreto informa também que os certificados de vacinação não substituem os certificados de teste, que continuam a ser exigidos para entrar ou sair do país.

Desde o início da pandemia, a Guiné-Bissau já registou mais de 6.000 casos de Covid-19 e 135 vítimas mortais. Os últimos dados indicam que há 675 casos ativos no país e 50 pessoas internadas.

A Guiné-Bissau não registou nenhum caso de infeção ou morte por covid-19 nas últimas 24 horas, revelou o Alto Comissariado contra a doença no seu boletim de evolução da pandemia no país, divulgado no sábado (25.09). 

O documento assinala que, dos 130 testes de despistagem, nenhum se revelou positivo à Covid-19. Nas últimas 24 horas, oito pessoas foram dadas como recuperadas, indicou ainda o boletim epidemiológico. 
Rispito.com/DW, 27-09-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público