terça-feira, 28 de setembro de 2021

USE afirma não aceitar que embaixador dos EUA em Bissau continue a residir fora do país

O Presidente da Guiné-Bissau afirmou que nenhum embaixador estrangeiro pode entrar nas instalações das Forças Armadas do país e, por outro lado, disse que não vai permitir que o representante diplomático dos Estados Unidos junto de Bissau continue a residir em Dakar.

Ao falar a jornalistas na sexta-feira, 24, no seu regresso de Nova Iorque, onde discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas, Umaro Sissoco Embaló revelou ter advertido as autoridades norte americanas que “com o Umaro Sissoco Embaló [na Presidência da República], o embaixador dos EUA residente em Dakar não vai cobrir a Guiné-Bissau, pois a convenção de Viena foi clara nesta matéria”.
Ele também afirmou que os embaixadores estrangeiros, de qualquer país, têm de tratar os assuntos no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“É o fim dos embaixadores que vêm cá passear e entrar nos quartéis. Este ‘paguay’ acabou. Doravante quando um embaixador vier a Guiné-Bissau que trate os seus assuntos no Ministério dos Negócios Estrangeiros, pois a Guiné-Bissau é como um qualquer Estado. Pobre, mas digno”, precisou o Presidente guineense, para quem, “a Guiné-Bissau, como um Estado, há coisas que não vai admitir, pois não há pequeno Estado”.

Questionado sobre o facto de os Estados Unidos não terem embaixador residente em Bissau desde o conflito militar de 7 de Junho de 1998, o Umaro Sissoco Embaló lembrou que a Guiné-Bissau também não tem embaixador em Washington.

Contudo, o Chefe de Estado guineense acrescentou que as autoridades americanas lhe garantiram que o assunto está em cima da mesa e que a Guiné-Bissau está também a trabalhar para abrir uma representação diplomática em Washington.

Em Nova Iorque, o Presidente guineense reuniu-se com a embaixadora americana junto da ONU, Linda Thomas-Greenfield, com quem, segundo Embaló, abordou o levantamento das sanções aos militares da Guiné-Bissau pelas Nações Unidas e explicou que a Constituição da República da Guiné-Bissau não permite a extradição dos seus cidadãos.

Em Agosto, os Estados Unidos anunciaram uma recompensa de cinco milhões de dólares por informação que leve à prisão e/ou condenação do antigo Chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai.
Rispito.com/VOA, 28-09-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público