sexta-feira, 8 de outubro de 2021

CEMGFA da Guiné-Bissau pede a Portugal mais formação em língua portuguesa

Querendo apostar na capacitação da língua, "as Forças Armadas da Guiné-Bissau querem pedir ao Camões para continuar com este processo do curso, que continue até alcançar uma vitória total".

O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau (CEMGFA), general Biagué Na Tan, pediu esta quinta-feira a Portugal mais formação em língua portuguesa para os militares guineenses.
“Considerando que a língua portuguesa é a nossa língua oficial, não podemos em nenhum momento fugir à regra de implementar este instrumento nas Forças Armadas da Guiné-Bissau”, afirmou Biagué Na Tan.

O chefe das Forças Armadas guineense falava na cerimónia de encerramento do curso de língua portuguesa com a entrega de 72 diplomas a militares guineenses que frequentaram o curso com aproveitamento nos últimos seis meses.

O projeto da melhoria da proficiência da língua portuguesa nas Forças Armadas da Guiné-Bissau foi financiado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua e pelo Ministério da Defesa português, através da Direção-Geral da Política de Defesa Nacional.
“As Forças Armadas da Guiné-Bissau querem pedir ao Camões para continuar com este processo do curso, que continue até alcançar uma vitória total. A melhor ferramenta que podem ter nas forças armadas é a capacitação da língua portuguesa”, afirmou o general.

Presente na cerimónia de encerramento esteve também o embaixador de Portugal, José Caroço, que considerou os resultados “bastante positivos”.

Os formandos “perceberam a mais-valia, a utilidade de um domínio de uma melhor capacitação em termos da proficiência da língua portuguesa”, afirmou o embaixador.

José Caroço salientou também que o “projeto não fica aqui” e que estão em Lisboa quatro militares a fazer um curso de formação de formadores e um curso de aperfeiçoamento de língua portuguesa.
“A língua portuguesa deve ser cada vez mais incorporada, trabalhada, assimilada, melhorada pelas forças armadas da Guiné-Bissau”, salientou.
Rispito.com/Observador 8/10/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público