quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Cipriano Cassamá pede aos deputados para defenderem interesses do povo em detrimento de interesses partidários

O Presidente de Assembleia Nacional Popular (ANP), instou hoje os deputados a defesa de interesses do povo que representam no parlamento.

“Infelizmente colegas deputados, transportamos para o parlamento, os nossos problemas e sentimentos partidários, e esquecemos dos nossos concidadãos que nos confiaram o mandato, e votaram em nós para os representar e advogar em seu nome e interesse”, disse Cipriano Cassamá na abertura da 1ª sessão ordinária da 10ª legislatura, que decrrerá até ao dia 15 de Dezembro.

Acrescentou que o país vive actualmente um momento conturbado, com várias manifestações de intolerancia política, social, e étnico tribal, e de recusa do império da lei, friando que tudo isso prova que, como comunidade, o país está à perder o equilibrio entre o ser individual e o ser colectivo.

Para o líder de Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Califa Seide, a ANP abre a sessão num momento em que o país se regista uma das maiores crises políticas, económica e social, durante os 48 anos da sua independência .

“Vimos a forma como as actuais autoridades, desconsideraram a data de 24 de Setembro, dia da proclamação unilateral do Estado Soberano Independente da República da Guiné-Bissau, nas Colinas de Boé, em 1973, pelos deputados da primeira Assembleia Nacional Popular (ANP) e os gloriosos Combatentes da Liberdade da Pátria”, salientou.

Segundo Califa Seide, os actuais governantes decidiram simplesmente interromper a comemoração do 24 de Setembro, para o Dia das Forças Armadas (FARP), que se assianlaa â 16 de novembro, o que diz ser uma tentativa de militarização do sistema político na Guiné-Bissau.

O Líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Nicolau dos Santos,defendeu na ocasião que o futuro melhor que o povo guineense deseja tem que passar por um esforço comum, pelo que, segundo diz, não pode haver um desenvolvimento duravel sem a participação activa de todos os guineenses, com base num trabalho sério e responsável.

Acrescentou que a Guiné-Bissau se encontra numa encruzilhada, mas que chegou o momento em que cada um de nós, ao seu nível, deve assumir a sua responsabilidade”, disse.

“Ou conseguirmos unir e obtermos consensos em torno de grandes objectivos para a promoção de um desenvolvimento durável e harmonioso ou continuarmos num confronto desnecessário promovendo a instabilidade social e governativa, fazendo regredir o país, mergulhando num ambiente de caos com consequências imprevisíveis”, sustentou dos Santos..

Abdu Mané, líder de Bancada do Movimento para a Alternância Democrática Madem-G-15, sublinhou na sua intervenção que o país está a enfrentar ameaças e crises de várias naturezas, nomeadamente política, económica-financeira, migratória e climática, pelo que defende a convergência de todos os deputados no essencial, para enfrentar as respectivas crises e superá-las na base do princípio democrático.

“Porque não há nenhuma crise que seja insuperável pelo parlamento e pelo nosso sistema político. A Constituição aponta sistema de escrutínio, e de renovação de mandato, os titulares de cargos públicos e políticos devem sentar-se a mesma mesa, para o diálogo de compromissos no sentido de construir consensos alargados e necessários para assegurar o desenvolvimento sustentavel do nosso país”, disse.

O parlamento inicia sessão com ameaça presidencial de sua dissolução.

Em causa está a existência de duas comissões de revisão constitucional: uma da Presidência da República e outra do parlamento, constituida por deputados, conforme reza a Constituição.

Na Ordem do Dia para as duas semanas de trabalho estão inscritos os debates da situação política e social do país, dos estatutos dos Combatenstes da Liberdade da Pátria, e sobre a revisão da Constituição, entre outros assuntos.
Rispito.com-ANG/LLA/ÂC//SG, 04-11-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público