segunda-feira, 15 de novembro de 2021

“Cultura de ódio não deve fazer parte dos guineenses”, diz Presidente da República

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló defendeu hoje que a cultura de ódio e de violência não deve fazer parte da convivência dos guineenses.

Sissoco Embaló falava esta segunda-feira na inauguração da Avenida Malam Bacai Sanhá, no âmbito da celebração do Dia das Forças Armadas, que será assinalado terça-feira(16) em simultânio com o dia da independência do país, 24 de Setembro.

Na ocasião, Umaro Sissoco Embalo, considerou o ex-Presidente Bacai Sanhá, de um “homem humilde”e que morreu na humildade porque entendeu que a política não é o lugar para se enriquecer.

“Não sei se o Malam Bacai Sanhá tem outra casa além daquela que o Estado lhe deu. Também a sua humildade se nota na sua família”, salientou.

Pediu aos guineenses para não aceitarem a separação só por belo prazer de uma ou duas pessoas.

O ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Sandji Fati disse que é com “muito orgulho” que se inaugura hoje a Avenida Malam Bacai Sanhá, que diz ser um homem de tabanca mas que se revelou, frisando que falar desse homem é falar da história da Guiné-Bissau.

Para Sandji Fati chegou a altura em que o país tem de se reconciliar, para que impere a cultura do mérito, que segundo ele, significa que quem é melhor deve ser dado o que merece.

A esposa do falecido Presidente Bacai, Mariama Mané Sanhá agradeceu o gesto, e disse que o gesto do Presidente da República não é uma surpresa porque sabia que ia fazer alguma coisa para honrar a memória de alguém que considerou de seu pai (Malam Bacai Sanhá), uma vez que viveram juntos durante a sua estadia no exterior.

Segundo o Conselheiro Político do Presidente da República; Fernando Delfim da Silva, Malam Bacai Sanhá era o melhor quadro da sua geração.

“Bacai Sanhá foi o primeiro Presidente da Assembleia Nacional popular no regime da democracia e a subida de Sanhá para esse cargo foi gradual e sólida”, disse Delfim acrescentando que o país tem que ter uma política que honre as memórias e a identidade de pessoas cujas obras, seus passados e percusos merecem ser preservados.

A Avenida ora inaugurada com o nome do falecido Presidente da República, Malam Bacai Sanhá era denominada de Guerra Mendes, e liga as Alfândegas ao Prédio dos Antigos Combatentes no bairro de Antula
Rispito.com/ANG/DMG/ÂC//SG, 15/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público