segunda-feira, 15 de novembro de 2021

PR reconhece João Bernardo Vieira como um dos principais heróis da independência da Guiné e Cabo Verde

O Presidente da República (PR), reconheceu no domingo, o ex-Presidente da República João Bernardo Vieira(Nino), como um dos principais heróis, que deram a vida para a libertação da Guiné e Cabo Verde.

O reconhecimento de Umaro Sissoco Embaló foi feito na cerimónia da inauguração da Avenida João Bernardo Vieira, que havia sido batizada com o nome de Avenida dos Combatente de Liberdade da Pátria. Uma extensão de 7,5 quilómetros do Aeroporto Internacional à Mãe de Água, no Alto crim

O Presidente da República sustentou que esse reconhecimento das atuais autoridades não pode ser visto como um favor a alguém que denominou de “Gigante combatente”, que arrecadou histórias no período de libertação de Guiné e Cabo Verde.

Disse que o gesto é um reconhecimento d
o Estado guineense para o ex-combatente “João Bernardo Vieira” por tudo o que fez para conquistar a soberania nacional.

“A Avenida hoje inagurada, anteriormente foi batizado com o nome de Avenida 14 de Novembro, na época de mandato de Nino Vieira, recordando a história do golpe de 1980, que derrubou o regime de Luís Cabral, onde o Nino Vieira decidiu acabar, entre outros, com o genucídio, altura em que nós os guineenses estavamos a tirar a vida dos nossos irmãos”, explicou.

Acrescentou que na altura, Nino Vieira, viu que aquilo era incorreto e decidiu fazer um Movimento Reajustador para pôr fim a prática, no dia 14 de Novembro de 1980.

O chefe de Estado disse que nenhum filho da Guiné deve condenar o referido golpe militar de 14 de Novembro, sustentando que é uma data em que o ex-presidente Nino Vieira colocou fim à ondas de calúnias, matanças que no momento causavam magoas e sofrimentos aos guineenses.

Umaro Sissoco Embaló apelou aos guineenses para se renunciarem ao ódio, e procurarem ser uma “geração de concreto”, de concordia e paz, para o bem do país.

O Chefe de Estado pediu ao ex-primeira Dama Isabel Romano Vieira, presente na cerimónia para parar de chorar quando se fala do seu falecido marido.

“Penso que hoje é um dia muito importante para a viúva Isabel, porque inauguramos uma avenida que vai permitir que o nome do seu felecido marido, “Nino Vieira”, não seja esquecido pelos guineenses, e também pelos os estrangeiros residêntes no país”, sustentou o Chefe de Estado.

O nome Avenida 14 de Novembro havia sido substituido pela Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria no mandato do ex-primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior
Rispito.com/ANG/LLA/AC//SG, 15/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público