terça-feira, 16 de novembro de 2021

GRAVE INCIDENTE POLÍTICO NO DIA DAS CELEBRAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, não saudou o Primeiro-Ministro Nuno Gomes Nabiam, deixando-o de braços estendidos, durante a sua entrada no Estádio Nacional 24 de Setembro, onde decorreu a cerimónia oficial das celebrações do Dia das Forças Armadas da Guiné-Bissau, criadas a 16 de Novembro de 1964 e dos 48 anos da independência do país, respetivamente.

De acordo com o repórter da Rádio Jovem presente no local, durante a entrada do presidente no estádio, este saudou os membros do governo presentes, deixando de lado o Primeiro-Ministro Nuno Gomes Nabiam, situação que demostra a existência de um provável desentendimento, como se tem ouvido, entre o chefe de Estado e do Governo.

No seu discurso oficial sobre o Dia das Forças Armadas Revolucionárias do Povo, Sissoco Embalo disse que as forças armadas desempenharam um papel glorioso durante a luta de libertação e isto é um marco histórico que as forças armadas devem assumir.

Sobre a comemoração da independência, Umaro Sissoco Embalo lembrou que o Estado guineense atravessou momentos políticos difíceis, durante os 48 anos após a independência e estas crises criaram enormes dificuldades na vida sócio-política do povo guineense e desde 2020 o país assumiu um novo ciclo político.

Umaro Sissoco Embalo promete ainda anunciar ao povo guineense, no dia 17 de Novembro, já amanhã, a sua decisão que vai definir o futuro do país e avisou recentemente ao primeiro ministro que pode ser demitido a qualquer momento, porque não ganhou as eleições legislativas.
Rispito.com/Radio Jovem, 16-11-20211

1 comentário:

  1. Às nossas gloriosas FARP, estou envergonhado, triste, chocado e escandalizado de ver-vos participar num acto de tão grande imbecilidade deste género. Contra um dos elementos constituintes basilares de um dos ritos fundadores, centrais de, sempre redignificação identitária de qualquer estado. Este ato de hoje, de celebração da banalização da nossa independência, demonstrada no seu auge. Por este gesto de mistuturar o dia das nossas gloriosas FARP, pela violação de um outro mais significativo dia conquistado pelo sacrifício e valentia destas mesmas.

    Ato de indicador do, até onde se pode proceder à manipulação banal, mas sim no melhor, dos atuais elementos das nossas chefias militares, das nossas gloriosas FARP. Essas nossas gloriosas FARP, fundada e carinhosamente formatada para servir, e só servir, os mais sagrados interesses do nosso país e povo, pelo nosso saudoso Líder, camarada Cabral.

    Triste ver essas nossas gloriosas FARP, se meterem nesta "Sakslatada" de hoje, deste Impostor do Sissoco.

    Estou envergonhado, triste, chocado e escandalizado de tudo isso. Triste. Muito triste.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público