quarta-feira, 17 de novembro de 2021

PM da Guiné-Bissau ausente do Conselho de Estado convocado por Presidente da República

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau esteve hoje ausente da reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse o porta-voz daquele órgão de consulta do chefe de Estado, Delfim da Silva.

Numa curta declaração feita aos jornalistas no final do encontro, Delfim da Silva, que é conselheiro do Presidente para os assuntos políticos, disse que na reunião foi abordada a situação política e social do país.

O conselheiro não deu mais pormenores sobre o encontro. Questionado pela Lusa se todos os conselheiros estiveram presentes na reunião, Delfim da Silva disse que o primeiro-ministro esteve ausente, sem dar mais explicações.

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente e é convocado pelo chefe de Estado.

O órgão consultivo é composto pelo presidente do parlamento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, primeiro-ministro, representantes dos partidos com assento parlamentar, e cinco cidadãos indicados pelo chefe de Estado.

Compete ao Conselho de Estado, entre vários assuntos, pronunciar-se sobre a dissolução do parlamento e aconselhar o Presidente no exercício das suas funções sempre que solicitado.
Rispito.com/Lusa, 17/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público