sexta-feira, 5 de novembro de 2021

PAIGC ALERTA QUE AUTORIDADES NO PODER ESTÃO A CONDUZIR O PAÍS AO DESCALABRO

O líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Califa Seide, alertou que as atuais autoridades assumiram o poder pela força e estão a conduzir o país ao descalabro. 

Acrescentou que as instituições a democracia e o próprio Estado estão a desmoronar de forma vertiginosa e irreversível para o abismo.  

Califa Seide falava esta quinta-feira, 04 de novembro de 2021, na cerimônia de abertura do ano legislativa 2021/2022, realizado no Palácio Colinas de Boé, durante a qual disse que a sessão parlamentar foi aberta num momento bastante crítico para a vida dos guineenses em que se regista uma das maiores crises política, econômica e social, durante os 48 anos da independência.

Adiantando que as autoridades no poder em total desrespeito, deixaram passar a data de 24 de setembro sem qualquer gesto mínimo, protelando essa data para o dia das forças armadas, o que revela uma tentativa de promiscuidade e de militarização do sistema político na Guiné-Bissau. 

Por seu lado, o líder da Bancada Parlamentar do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15), Abdu Mané, os deputados são representantes da adversidade e da pluralidade da sociedade guineense e titulares dos órgãos da soberania, por conseguinte têm a obrigação de honrar o juramento que fizeram a Constituição, cumprindo a lei no sentido de aperfeiçoar a democracia que tanto lograram alcançar.

Acrescentando que o país está a enfrentar ameaças e crises de várias naturezas nomeadamente, as crises política, econômica, financeira, migratória e climática, de maneira que é preciso convergir no essencial para enfrentar essas crises e superá-las na base do princípio democrático.

O líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Nicolau dos Santos disse que o futuro melhor que o povo guineense aspira, deve seguir na base de um esforço comum, não podendo haver um desenvolvimento durável sem participação ativa de todos os guineenses com base num trabalho sério e responsável. 

O deputado da nação, sublinhou que neste momento a Guiné-Bissau encontra-se numa encruzilhada, sendo que todos os dirigentes devem assumir as suas responsabilidades para unir e obter consenso em torno de grandes objetivos para a promoção de um desenvolvimento durável e harmonioso ou continuar nos confrontos incessantes e desnecessários, promovendo a instabilidade social e governativa, regredindo o país num ambiente de caos.

O único deputado da União para Mudança (UM), Agnelo Augusto Regala assegurou que Assembleia Nacional Popular entra no novo ano legislativo com o país mergulhado numa grave crise política institucional e numa encruzilhada, resultante exclusivamente da teimosia obsessiva de alguns setores da classe política que invés de atenderem supremo interesse da nação, preocupam-se mais em tentar a todo custo, controlar e exercer o poder de forma absoluta à revelia da Constituição e das leis da República. Regala disse que é urgente encontrar uma saída para a crise vigente, cujo epicentro tem sido a Presidência da República.

Importa-se salientar que na cerimónia de abertura, a Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDG) não discursou. 
Rispito.com/ O Democrata, 05/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público