segunda-feira, 1 de novembro de 2021

UNTG entrega novo pré-aviso de greve

Bissau, 01 Nov 21 (ANG) – A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG), a maior central sindical guineense, entregou novo pré-aviso de greve ao Governo para o corrente mês.

A paralisação parcial da Função Pública por mais 22 dias, segundo a Central Sindical, decorre de forma alternada, até ao final do mês de Novembro e, no decurso da greve, a UNTG convoca uma mega manifestação no dia 17, para exigir aumentos salariais, pagamento das dívidas, efetivação dos novos ingressos de saúde e educação, e implementação efetiva dos Estatutos das Carreiras Docente e Médica.

Depois de cerca de um ano de conflito, a situação parecia oferecer condições negociais, com o pico na detenção e posterior libertação dos dirigentes sindicais de saúde. 

O Emissário do Presidente da República, o Ministro de Estado Botche Candé, conseguiu baixar a temperatura com a sua deslocação à sede da central sindical, onde obteve garantias do fim do boicote e prestação dos serviços mínimos nos hospitais, criação de condições para o presente ano escolar e, em troca a UNTG exigiu o pagamento da carga horária, reposição dos descontos e salários na sequência da greve. 

Mas tudo, a UNTG volta com uma carga implacável e desta vez, a greve abrange até o dia dos defuntos, dia de todos os Santos.

Alternadamente, a greve decorre de 2 a 30 de Novembro e, pelo meio, a UNTG convoca uma mega manifestação que recebe já o apoio do Espaço da Concertação das Organizações da Sociedade Civil.

O Espaço ameaça apresentar uma queixa-crime contra o Governo da Guiné-Bissau junto ao Tribunal de Justiça da CEDEAO, por reiteradas violações dos Direitos Humanos.

Adama Baldé, da Rede Nacional das Associações Juvenis - RENAJ, porta-voz do Espaço anuncia a criação da Comissão de Facilitação de Diálogo entre o Governo e os Sindicatos, para pôr fim à onda de greve no âmbito do apoio à consolidação da paz, diálogo inclusivo e fortalecimento de Estado de Direito.
Rispito.com/.ANG/RFI, 01/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público