quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

 Presença de avião em Bissau causa discórdia

O Ministério Público da Guiné-Bissau emitiu uma ordem de detenção contra os peritos internacionais que inspecionaram o avião na madrugada desta quarta-feira, 8, apurou a VOA junto de uma fonte judicial ligada ao processo.

Os peritos, cujas organizações a que pertencem ainda se desconhecem, foram convidados pelo primeiro-ministro e encontram-se hospedados num dos hotéis em Bissau.

A 15 de Novembro, o Gabinete do Primeiro-Ministro informou sobre abertura de uma investigação ao “avião suspeito” que se encontra retido no Aeroporto Internacional desde 29 de Outubro.

O comunicado dizia também que a “investigação será efectuada por uma entidade externa que será responsável para analisar todas as circunstâncias suspeitas, envolvendo a aeronave”.

Ainda segundo a nota, o Gabinete do Primeiro-Pinistro indicou ter solicitado à comunidade internacional apoio na investigação através da “disponibilização de assistência e suporte”.

MP cria comissão de inquérito
Entretanto, sob a orientação do novo Procurador-Geral da República (PGR), Bacari Biai, o Ministério Público (MP) criou uma comissão de inquérito para apurar as circunstâncias que determinaram a presença do A340 no aeroporto “Osvaldo Vieira”.

O aparelho encontra-se retido em Bissau por ordem do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, desde 29 de Outubro deste ano.

Segundo uma fonte da VOA junto à PGR a comissão ora criada, liderada por um magistrado do MP integra elementos da Guarda Nacional e da Polícia Judiciária.

Coincidência ou não, a decisão do PGR em avançar com a criação da citada comissão acontece um dia depois de “dois peritos internacionais” terem aberto e entrado no porão pequeno do avião, sem que tivessem retirado algo, confidenciou uma fonte judicial.

“Os dois peritos abriram o porão do avião por volta de 01 h 26 minutos, entraram no interior do porão, saíram e o fecharam sem retirar nada”, adiantou a nossa fonte, de acordo ainda com a qual, os dois “peritos internacionais” não prestaram nenhuma declaração perante as pessoas que estavam presentes no momento da operação, entre os quais o presidente da Autoridade de Aviação Civil, Caramó Camara.

A abertura do avião por parte dos referidos “peritos internacionais” contou com a ordem directa do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, precisou, por outro lado, a nossa fonte.

PR disse saber do avião
Recorde-se que o Presidente Umaro Sissoco Embaló tinha dito saber do avião preso no aeroporto à ordem do Governo e que os proprietários do aparelho não eram “bandidos”.

Segundo Embaló, a empresa proprietária do avião fora recomendada pelo Presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouani, a qual teria pretensões de instalar-se no país para a manutenção e reparação de aviões.
Rispito.com/Portal de Angola, 09/12/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público